O Núcleo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) convoca os Trabalhadores da Educação da rede pública municipal de Dias d’Ávila numa assembleia permanente nesta quinta-feira (28), na Escola Municipal Luiz Sande, às 8h, seguindo com ato de concentração em frente a prefeitura (10h), para acompanhar devolutiva sobre os documentos de valorização profissional.
O Núcleo ressalta a importância do Estatuto e Plano de Carreira para os profissionais da educação, pois estabelece direitos, deveres e regulamentações específicas para essa categoria, além de garantir a valorização aos professores, coordenadores e outros profissionais da área. Estabelecendo direitos trabalhistas específicos, como carga horária, salários, licenças, entre outros.
No dia 11 deste mês, o Núcleo convocou os profissionais da educação para uma assembleia permanente, para acompanhar a devolutiva sobre a proposta do Estatuto e Plano de Carreira, mas para a surpresa dos profissionais, o secretário de educação, Gilmar Cardoso comunicou que não tinha resposta do prefeito Alberto Castro sobre os documentos para comissão técnica, adiando a devolutiva do governo para o dia 19 de setembro.
A categoria, ao ser informada da ausência da devolutiva do governo, adiando ainda mais o retorno para educação, fez uma agenda de luta e ressaltou que é preciso que o governo dê prioridade para educação pública. Mesmo sem condições adequadas de trabalho, os professores têm segurado muito os problemas nas escolas.
No dia 19, os trabalhadores da Rede Municipal de Ensino de Dias d’Avila realizaram outra assembleia, junto com o Núcleo APLB, e fizeram concentração para acompanhar a devolutiva do governo sobre os documentos do Estatuto e Plano de Carreira.
A categoria sofre com ausência de respostas da Gestão Municipal desde maio/2023 sobre os documentos de valorização profissional.
Os professores lutam para que o prefeito resolva urgentemente essa situação e dê prioridade à educação.