A presidente Dilma Rousseff deixou a Base Naval de Aratu, em Salvador, e retornou para Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira, por volta das 13h50 (horário local) desta terça-feira (8), informou a assessoria do Palácio do Planalto. A presidente passava férias na capital baiana com a família desde o dia 28 de dezembro. Conforme a assessoria da Presidência, ela não terá compromissos oficiais nesta terça-feira.

Dilma volta em um momento em que há uma preocupação com os níveis dos reservatórios no país. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), formado pela cúpula do governo federal na área de energia, se reúne nesta quarta-feira (9), para discutir o assunto. O temor é pela necessidade de um novo racionamento de energia.

Viagem

Dilma chegou a Salvador após passar por exames de rotina em São Paulo. Acompanham a presidente durante a temporada de descanso sua filha, Paula Araújo, o genro, Rafael Covolo, o neto Gabriel e mãe Dilma Jane.

A primeira aparição registrada, desde o início das férias, foi feita no domingo (6), quando a presidente foi fotografada em um barco ao lado do governador da Bahia, Jaques Wagner, em um passeio pela Baía de Todos os Santos. No sábado (5), a presidente almoçou com o governador na base naval, segundo informou assessoria da Presidência.

Essa é a terceira vez que Dilma escolhe a base militar da Marinha para descansar. Ela esteve no local também no réveillon de 2011 e no carnaval deste ano. A base é localizada na península do Paripe, baía de Aratu, no município de Salvador.

saiba mais

No feriado de Natal, a presidente optou por ficar em Brasília, também acompanhada pela família. Antes, no dia 19 de dezembro, Dilma organizou um coquetel de confraternização para ministros e líderes partidários.

Ministros de férias

Enquanto a presidente está na Bahia, os ministros que despacham no Palácio do Planalto também decidiram tirar férias. A ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, trabalhou normalmente na semana do réveillon, entre os dias 2 e 4 de janeiro, mas está de férias a partir da segunda-feira (7) até sexta-feira (11).

O ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, está de férias de 22 de dezembro a 14 de janeiro. Já Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais, antecipou em uma semana seu retorno das férias – iniciadas em 2 de janeiro – e voltou a trabalhar já nesta segunda.

Fonte: G1