Em recesso na Base Naval de Aratu, em Salvador, a presidente Dilma Rousseff apareceu pela primeira vez desde que chegou à praia de Inema, na sexta-feira (8). Com a filha Paula e o neto Gabriel, 2, ela aproveitou a manhã ensolarada desta terça-feira (12) para passear de barco pela baía de Todos os Santos.
A presidente saiu antes das 7h30 (locais, sem horário de verão) e retornou às 10h45, a bordo da lancha Amazônia Azul, da Marinha. Dilma estava com um chapéu de praia e uma roupa leve branca. Ficou sentada na popa, a parte traseira da embarcação.
Ela não passou pela praia. A lanche ancorou no cais da base naval, e a presidente entrou em um dos quatro carros de sua comitiva.
Dilma voltará a Brasília nesta Quarta-Feira de Cinzas. O único compromisso oficial do dia está marcado para as 15h –uma reunião com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Antes, está previsto um café da manhã com o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). No domingo (10), no circuito Osmar do Carnaval de Salvador, Wagner disse, sobre a agenda com Dilma: "Não tem como um governador e uma presidenta se encontrar sem falar de política".
Ele ainda negou que a ausência de Dilma na folia, diferentemente do que fez em 2010 (ano eleitoral), seria algum desprestígio para ele. "Ao contrário. Eu vejo a Bahia prestigiada. Ela já havia vindo para Inema no Ano-Novo e voltou para descansar. Na realidade, nunca houve essa ideia que se cogitou [de Dilma ir ao camarote do governo], até porque ainda está muito recente o episódio de Santa Maria [incêndio na boate Kiss, que matou 239 pessoas]", afirmou.
No ano passado, quando também esteve em Inema durante o Carnaval, Dilma divulgou uma mensagem para a população baiana. "Neste Carnaval, escolhi a Bahia para descansar. Quero aproveitar a ocasião para saudar o povo baiano, que faz um dos mais belos e alegres carnavais do mundo", disse.
"A hospitalidade e a animação contagiante são marcas da Bahia. Desejo a todos que os próximos dias sejam de muita paz, alegria e muito axé. Feliz Carnaval!", afirmou a presidente, na ocasião.
Fonte e foto: Folha de São Paulo