Na noite da última quarta-feira (02), nas proximidades do município de Filadélfia, na BR-407, norte da Bahia. Marcos Fábio Oliveira Marques, 37 anos, diretor do Departamento de Educação do Campus VII da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) morreu após colisão do veículo que estava com um caminhão.

De acordo com informações policiais, a vítima estava no carona com destino a cidade de Senhor do Bonfim, quando um caminhão bateu de frente com o veículo. O motorista do carro sofreu ferimentos leves e passa bem. No caminhão tinham duas pessoas, que também tiveram ferimentos leves.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu na via em que estava o caminhão. Os três sobreviventes passaram pelo teste do bafômetro e os resultados deram negativos.

Nota de pesar

A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) externa o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento do diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da instituição, em Senhor do Bonfim, Marcos Fábio Oliveira Marques.

Servidor da UNEB desde 2006, Marcos Fábio nasceu em 28 de março de 1980, no município de Feira de Santana, no interior baiano. Carinhosamente apelidado por seus alunos e colegas de “Funguinho”, foi coordenador do curso de Química/Proesp (2010-2012) e do curso de Ciências Biológicas do campus.

Teve também brilhante atuação como professor do mestrado em Biodiversidade Vegetal e das especializações em Educação do Campo; em Meio Ambiente, Educação e Sustentabilidade no Semiárido e em Biodiversidade do Semiárido, todas pós-graduações da UNEB. A proeminente carreira acadêmica o credenciou para dirigir o DEDC por dois mandatos consecutivos.

Marcos Fábio foi graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004), especialista em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (2008), mestre em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana (2012).

Ao dedicar a vida para a educação, Marcos nos deixa um legado de luta e de grandiosas realizações, tendo credenciado nacionalmente as suas pesquisas nas áreas de taxonomia e ecologia de fungos e popularização da ciência em micologia.

Em reconhecimento às valorosas contribuições de Marcos Fábio para a educação baiana, a reitoria decreta luto oficial de três dias no âmbito da UNEB e suspende as atividades acadêmicas e administrativas do Departamento de Educação do Campus VII, em Senhor do Bonfim, no mesmo período.

José Bites de Carvalho, reitor

0 0 votos
Article Rating