Na manhã desta terça-feira (7) a repórter Dani Oliveira, do Bahia No Ar, conversou com a diretora de Vigilância à Saúde de Camaçari, Alcione Vasconcelos, para falar sobre a retomada, na presente data, da campanha de imunização contra a influenza sazonal no município. Nesta fase, que vai até o dia 15 de abril, estão sendo imunizados os idosos a partir de 60 anos de idade e os profissionais de saúde.

“Nós estamos hoje [7 de abril] retomando a primeira fase ainda da campanha. Em virtude de um desabastecimento nacional, o Ministério da Saúde vem enviado para os estados [doses da vacina] de maneira fracionada. Então, há uma grande demanda pela produção da vacina. Como a vacinação foi antecipada, os lotes estão sendo liberados pouco a pouco. Camaçari recebeu ontem mais três mil e trezentas [3.300] doses que completam a cota da primeira fase da campanha. Então, essa primeira fase vai até o dia quinze [15] e nós estamos com a meta de vacinar quatorze mil e novecentos [14.900] idosos e um pouco mais de cinco mil [5.000] profissionais de saúde”, destacou Alcione.

A diretora estima que este ano, diferente dos anteriores, Camaçari conseguirá alcançar a meta estipulada pelo Ministério da saúde para a cobertura vacinal dos grupos de risco, podendo até ser necessário uma solicitação ao Governo do Estado de complementação das doses.

“A gente ainda está com um déficit com essa chegada desse último lote, mas a gente espera alcançar a cobertura de noventa e cinco por cento [95%]. Uma coisa muito importante que ocorreu, é que a gente tem visto que as pessoas estão aderindo, de fato, a vacinação. Em outros anos nós tínhamos dificuldade de fazer a capitação dessas pessoas. Então, as coberturas vacinais eram menores. Nós acreditamos que agora sim as coberturas vão ser maiores e, se for necessário, nós pediremos ao estado uma complementação desse número de doses pra que ninguém fique sem se vacinar, as pessoas que estão dentro do grupo de risco. Então, é uma preocupação da gente alcançar a cobertura vacinal, que é uma meta estabelecida, mas que dentro do nosso município a gente tenha isso assegurado”, pontuou.

Vacinação

Alcione explicou que, nesse momento, por conta da alta demanda e do número de vacinas ser insuficiente para algumas estretégias adotadas antes, o esquema de drivethru (onde o idoso recebia a imunização dentro do carro) precisou ser suspenso.

“O drivethru foi uma estratégia que nós tivemos que suprimir, em virtude do volume de vacinas que nós recebemos. Então, não foi viável dessa vez colocar essa estratégia à disposição da comunidade”, disse.

Ela também lembrou que é preciso atenção as unidades de saúde que estão ofertado o serviço, não são todas: “Então, os postos hoje que estão oferecendo atendimento de rotina vão também oferecer a vacina”.

Na sede: USF Nova Aliança; UBS Gleba B; UBS Gravatá; USF Parque das Mangabas; USF Burissatuba; UBS Camaçari de Dentro; USF Piaçaveira; USF Verde Horizonte II; UBS Gleba E; USF Parafuso; e USF Novo Horizonte.

No Distrito Sanitário de Abrantes: UBS Vila de Abrantes; USF Fonte das Águas; e USF Parque das Mangabas.

No Distrito Sanitário de Monte Gordo: USF Caminho do Mar; UBS Monte Gordo; e USF Barra do Pojuca.

Profissionais de Saúde

A diretora salientou ainda que a vacinação dos profissionais de saúde conta com um novo espaço, nessa etapa. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) servirá como posto de imunização.

“Pra essa fase, essa retomada hoje, nós estamos disponibilizando o CEO, que é um Centro de Referência em Odontologia, é um espaço que hoje não está atendendo ao público e que vai estar disponível para o profissional de saúde. Então, durante toda essa semana, enquanto durarem os estoques de vacina, os profissionais de saúde poderam tá fazendo sua vacina lá”, findou.

 

0 0 votos
Article Rating