Na noite desta quinta-feira (4), o programa ‘Conectados’ (transmitido pelas redes sociais do Bahia No Ar) contou com o depoimento emocionado do pré-candidato a prefeito de Camaçari, Fábio Lima (PP). Durante o dia, ele usou as redes sociais para informar que a mãe dele, Dona Fátima Lima, de 66 anos, testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19).

“As pessoas as vezes botam, acham que a política, as vezes o poder, o dinheiro e uma série de outras coisas, que isso tudo é importante. Mas, quando você vê pessoas de sua família, sua mãe, seu pai, hoje eu não tenho mais meu pai, sua filha, esposa, irmãos, amigos, e a gente sempre acha que acontece com o vizinho… [nesse momento existe uma pausa]. E hoje, eu recebi alguns comunicados assim, de amigos meus que perderam entes queridos em Salvador, isso assusta, porque a gente luta tanto, cara. A vida ela é tão dura, a vida, ela bate com tanta força e vem essas coisas que você não espera, você começa a se questionar uma série de coisas. Por mais que as pessoas, tanta gente que briga, que acha que essa doença, ela… [pequena pausa] a gente vê o próprio presidente [Jair Bolsonaro] nosso dizer que isso é uma ‘gripezinha’. A gente vê pessoas que não levam a sério essa questão do isolamento, a gente vê pessoas que acham que isso é apenas política, e independente de lado. A gente vê que é uma doença séria, ela tá fazendo vítimas fatais. A gente vê o Brasil bater recorde todos os dias”, desabafa.

“É uma coisa que dói, machuca. Eu trocaria de lugar com minha mãe facilmente, sou mais jovem, cara, eu podia, fico com medo. Toda hora eu tô aqui mandando mensagem pra ela, toda hora eu tô perguntando como é que ela tá, o que é que ela tá sentindo, ela procura tá sempre me mantendo informado. As vezes eu ligo pro meu irmão, não quero nem falar com ele, quero falar com ela”, acrescenta.

Durante a conversa, por videoconferência, Fábio também detalhou ao radialista Roque Santos como aconteceu o diagnóstico da doença.

“É uma notícia que pega a gente meio de surpresa. Eu [es]tava viajando esses dias todos, monitorando minha mãe com febre e tal. E aí, há uns três dias atrás nós resolvemos fazer o teste, vê se ela tava, o que é que ela tinha de fato. A gente estranhou, porque a gente manteve ela isolada o tempo todo, mantivemos ela em casa e tal, mas aí fizemos o teste e ontem [quarta-feira] à noite saiu o resultado e, infelizmente, veio a confirmação, ela tstou positivo pra esse Covid-19. A gente fica preocupado pela questão da idade dela, pela questão da idade, de ela ser hipertensa, e isso pegou a gente de surpresa”, disse.

“Ela começou com febre, uma febre constante, febre, febre, febre, febre. E a gente sem entender, porque ela tá isolada em casa, a gente tem procurado manter, justamente por saber dos sintomas, por ela ser hipertensa, fumante e tal, pela idade. Mas, do nada, a gente disse: ‘poxa, será?!’, ‘Vamos fazer o teste’. Fizemos o teste, quando foi ontem [quarta-feira] a gente recebeu esse teste, e é um teste especifício, não é aquele que você precisa fazer várias vezes pra confirmar”, frisou.

O politíco também revelou que a mãe está sendo mantida em casa.

“Preferimos, não levamos ela no hospital porque a gente teria que isolar ela numa área, não ia poder receber visitante, não ia poder ter nenhum parente próximo e, graças a Deus, a gente conseguiu manter ela em casa. A gente tem alguns amigos médicos, trabalho na área de saúde, sei o quanto isso é sério e a gente tá conseguindo controlar. Mas, ela tá assim muito abatida, muito debilitada, e estamos acompanhando isso de perto”, começou a contar.

“Como meu irmão mais velho, Marcos, ele que tinha levado ela pra fazer o teste, ele tá mais próximo dela nesses últimos quinze [15] dias, ele praticamente ficou isolado junto com ela. Nós trabalhamos na área de saúde e conseguimos montar uma estrutura pra dá esse suporte, pra acompanhar a respiração dela, acompanhar a pressão, acompanhar se ela vai sentir alguma falta de ar e tal. Conseguimos alguns equipamentos que estão sendo utilizados. Também tenho grandes amigos que são médicos, que também tenho mantido [contato], que foram lá hoje fazer visita, olhar como ela [es]tava, a saturação, tudo direitinho. Mas, a gente tá optando por isso, até os sintomas ainda tá com aquela questão da febre. Nós acreditamos que ainda tá naquele início. Então, a gente pede a Deus que não tenha uma piora, que ela não precise ir pra nenhum tipo de aparelho, pela questão da respiração. E, a gente tá preocupado com isso. Minha mãe, ela é fumante há alguns anos, então, isso ainda aumenta nossa preocupação”, completou.

Fábio Lima também enumerou os sintomas que a mãe tem apresentado.

“Ela tá tendo febre, tá tendo dores, dores no corpo, ela tá tendo alguns incômodos, na garganta e tal. Ontem ela reclamou bastante de uma dor, ‘tipo assim’ na região da costela. Tá tomando já um antibiótico, desde quando a gente percebeu a febre, um médico amigo nosso já teve lá, já prescreveu alguns antibióticos, o mesmo antibiótico que as pessoas que já estavam com Covid estão usando. Então, ela já estava usando antes, mesmo sem o resultado, e graças a Deus foi isso que ainda tá segurando a questão dos sintomas”, comentou.

Ademais, Lima também destacou que a Secretaria de Saúde (Sesau) de Camaçari já foi informada e que ele, o irmão, e demais pessoas que tiveram contato com Dona Fátima também serão testados.

“Primeira coisa que nós fizemos foi comunicar a Secretaria de Saúde municipal. Tem que fazer essa notificação, pra poder estarem acompanhando e tal. Normalmente, eles mandam uma equipe, deve chegar essa equipe hoje ou amanhã, pra fazer esse monitoramento, saber como é que tá. E, todos nós que tivemos contato, mesmo eu que estou um pouco distante, vamos fazer também esse teste. Meu irmão já foi fazer hoje pra saber o resultado. As pessoas que conviveram com ela também, tem minha irmã, minha filha e tal”, afirmou.

Por fim, Fábio agradeceu as mensagens de esperança que está recebendo.

“É muito bom saber que a gente é querido. Muita gratidão, a palavra de hoje é gratidão, a gente precisa de energia boa”, finalizou.

Assista a entrevista na íntegra clicando aqui.

0 0 votos
Article Rating