Um prédio residencial de três andares desabou na madrugada deste sábado (27), no bairro do Tororó, em Salvador. O edifício já estava condenado pela Defesa Civil (Codesal), de acordo com informações da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, confirmadas pelo próprio órgão responsável. A Defesa Civil disse que os moradores foram notificados sobre a condição de queda. Uma das residentes, no entanto, disse que não sabia da orientação.
No desabamento, duas pessoas ficaram levemente feridas e uma delas foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE), segundo a PM. Ainda não há informações se elas eram moradoras.
Outro prédio que fica ao lado, também de três andares, foi parcialmente destruído, mas não corre o risco de cair, segundo a Defesa Civil.
O desabamento ocorreu por volta das 3h, em uma localidade conhecida como Portelinha. Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Samu participaram do resgate. Uma perícia ainda será feita para saber o motivo do desabamento, segundo a PM.
Marquise desaba
Ainda na madrugada deste sábado (27), uma marquise de um prédio, também de três andares, desabou. O imóvel fica na rua dos Ferroviários, no bairro de Plataforma. Segundo a Defesa Civil, o registro da ocorrência não foi feito no órgão, por isso, não há informações se o edifício corre o risco de desabar.
De acordo com a Central de Polícia (Centel), não houve feridos no desabamento, que ocorreu por volta de 1h30. Mas a rua onde fica o prédio precisou ser bloqueada por causa da fiação elétrica que foi atingida e caiu no chão.
Balanço Codesal
Até as 10h18 deste sábado (27), a Defesa Civil recebeu oito solicitações de emergência. Foram uma ameaça de desabamento de imóvel, uma ameaça de deslizamento de terra, uma avaliação de imóvel alagado, um desabamento de imóvel e quatro deslizamentos de terra.O órgão permanece com o plantão 24 horas atendendo a população pelo telefone gratuito 199.
Fonte: G1