Em areais do distrito de Humildes, município de Feira de Santana, duas pessoas foram presas em flagrante, por extrair, transportar e comercializar recurso minerais sem autorização. Um dos presos é um empresário da região, entretanto a identidade dele não foi revelada.
Segundo informações do G1, através de nota, a Polícia Federal informou que as prisões foram realizadas, durante a “Operação Tempestade no Deserto”, cujo objetivo foi coibir a prática da atividade ilegal de extração. A operação teve o apoio do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Os presos foram indiciados por crime ambiental e crime contra à ordem econômica.
Segundo a Polícia Federal, a empresa a qual as duas pessoas presas são vinculadas não possui autorização dos órgãos ambientais competentes para a realização da atividade. Ainda segundo a polícia, outras três pessoas foram conduzidas a prestar depoimento na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Salvador, e logo depois foram liberadas. Na ação, dois veículos foram apreendidos.