A equipe formada pelos baianos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha e o mineiro Diogo Villarinho conquistou nesta segunda-feira, 17, a medalha de ouro na maratona aquática por equipes, nos Jogos Sul-Americanos, disputado em Santiago, capital chilena.
Antes disso, a dupla já havia trazido para o Brasil mais duas medalhas na modalidade, com o próprio Allan levando o título e Ana Marcela ficando com o bronze nos 10 km.
Nesta disputa, os atletas largam juntos, com intervalos entre cada equipe e o tempo válido para o grupo é o do último a bater na largada. O trio brasileiro fechou o percurso em 34min05s29, quase 40 segundos mais rápido que os equatorianos, que terminaram em segundo, e quase 50 segundos menos que os chilenos, que levaram a medalha de bronze.
Esta edição foi a primeira que o Brasil participa desta disputa nos Jogos Sul-Americanos. No entanto, a estreia da Seleção na prova foi no Mundial de Barcelona, em 2013, quando ficou com o bronze. Allan também estava na equipe, que era formada também por Samuel de Bona e Poliana Okimoto.Com informações do A Tarde.