A China voltou a ser atacada pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Durante o discurso na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Trump ressaltou que a pandemia da Covid-19 foi causada por um “vírus chinês”.
“Estamos mais uma vez engajados em um grande problema mundial. Estamos enfrentando uma batalha furiosa contra um inimigo invisível, o vírus chinês, que levou incontáveis vidas em 188 países”, afirmou Trump, segundo o Uol.
Trump destacou que a China não avisou corretamente o mundo sobre a transmissão comunitária no início da crise sanitária, e sugeriu que a ONU “deve responsabilizar” o país oriental “por suas ações”.
O presidente norte-americano também insinuou que a ONU é “controlada virtualmente” pelo país oriental e que os EUA tem mediado conflitos em todo o globo, sobretudo, na Venezuela.
Ademais, o americano garantiu que sua gestão se preocupa com o meio ambiente, diferente do seu rival.
“[…] todos os anos a China despeja milhões e milhões de toneladas de plástico nos oceanos de outras nações”, assegurou Trump, sem apresentar provas.