A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) foi às redes sociais para criticar declarações feitas por ACM Neto (União Brasil) nesta segunda-feira (12). Em entrevista à TV Bahia, o candidato a governador voltou a se dizer pardo, chegando a apontar suposto erro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A polêmica teve início após o eleitorado tomar conhecimento de que ACM Neto havia se declarado pardo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pardos e pretos são considerados negros pelo IBGE, o que não é o caso do ex-prefeito de Salvador. Confrontado com essa informação, ele disse: “Então o erro é do IBGE, não é meu. Simplesmente isso”.
A afirmação não foi bem vista por Olívia, que tenta se reeleger na Assembleia Legislativa (Alba). “É de extrema canalhice da parte de ACM Neto dizer que é ‘erro do IBGE’ considerar pretos e pardos como negros!”, ela apontou.
Na publicação, a deputada também insinuou que o candidato do União Brasil teria feito um procedimento estético para aparecer com a pele mais escura na entrevista. “Após fazer o seu bronzeamento artificial, querer inviabilizar o sistema de cotas que nós pessoas PRETAS lutamos tanto para termos!”, Olívia Santana concluiu.
É de extrema canalhice da parte de ACM Neto dizer que é “erro do IBGE” considerar pretos e pardos como negros!
Após fazer o seu bronzeamento artificial, querer inviabilizar o sistema de cotas que nós pessoas PRETAS lutamos tanto para termos!pic.twitter.com/tAKpRx4KYh
— Olívia Santana (@oliviasantana65) September 12, 2022