O BaVi tradicional rivalidade do futebol baiano acontece pela primeira vez em 2024, neste domingo (18). Bahia e Vitória se enfrentam às 16h, no Barradão, pela 7ª rodada do Baianão.
O clima entre os torcedores é de ânimo, mas ao mesmo tempo é de tensão. Sendo uma partida com torcida única no estádio, ou seja, somente os rubro-negros poderão estar presentes, há um temor de que haja confrontos entre as organizadas rivais durante o percurso até a casa do Leão da Barra.
Por conta disso, a Secretaria de Segurança Pública anunciou que reforçará o esquema para que conflitos ou casos piores aconteçam. O órgão disse que mais de 400 agentes estarão nas ruas acompanhando a movimentação dos grupos no BaVi e utilizará o sistema de reconhecimento facial próximo ao estádio, para identificar possíveis criminosos.
Em relação à disputa no campo, os dois clubes tem claros objetivos. Obviamente, vencer é mais do que necessário para ambos, já que não se trata de um jogo comum, e sim um clássico do Estado. O Esquadrão é o 2º colocado com 13 pontos e busca voltar ao topo da tabela, já o Leão está na 4ª posição, com 10 somados, e quer se manter no G4.
Prováveis escalações
Para este BaVi, pelo lado do Vitória, o técnico Léo Condé segue com a ausência do goleiro Lucas Arcanjo, o lateral-esquerdo Patric Calmon e os atacantes Everaldo e Léo Gamalho (todos lesionados). Além deles, o meia Luan também ficará de fora por opção técnica.
Por conta disso, a possível equipe rubro-negra que entra em campo será: Muriel; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Caio Vinícius, William Oliviera (Dudu) e Matheusinho; Iury Castilho, Alerrandro e Osvaldo.
Já no Bahia, o treinador Rogério Ceni vem com força total, sem nenhum desfalque e contando com os nomes principais do time, devendo entrar em campo com: Marcos Felipe (Adriel); Gilberto (Arias), Kanu, David Duarte (Victor Cuesta) e Luciano Juba (Ryan); Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Thaciano e Biel.