‘É quando você não consegue mais respirar e pode morrer’, diz pesquisadores sobre registro de corais sufocados por óleo

Foto: Reprodução / Ricardo J. Miranda

Óleo que está recobrindo e sufocando os corais na APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais, foram descobertos pela primeira vez através dos pesquisadores da Ufal (Universidade Federal de Alagoas). O material está descrito em um artigo, já produzido, e que tem estimativa de publicação em uma revista científica internacional.

A descoberta foi feita pelo PELD (Projeto Ecológico de Longa Duração) Costa dos Corais, no mar Japaratinga (litoral norte de Alagoas).

Apesar da pesquisa ter previsão de publicação para breve, ela ainda está em andamento. No entanto, o resultado inicial já preocupa os pesquisadores pelo grande dano ambiental que pode causar. “Sufocamento, como no senso comum, é quando você não consegue mais respirar e pode morrer, a depender do tempo que fica sem ar. Eles também precisam respirar, fazer a troca gasosa”, explica Ricardo Miranda, coordenador de campo do projeto.

APA

Com mais de 400 mil hectares, a APA é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do país, ocupando uma faixa equivalente à 120 km de praia e mangues entre Alagoas e Pernambuco. O local é considerado uma grande atração turística por conta das piscinas naturais que se formam na região.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*