Eduardo-Alencar1

Durante entrevista na manhã desta segunda-feira, 11, ao radialista Roque Santos, no programa Acorda Bahia, na Sucesso FM (93,1), o prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar (PSD) falou sobre a greve dos professores da rede municipal e afirmou que não tem condições de dar “nenhum centavo” de aumento a categoria.

Na oportunidade, Alencar ressaltou que diferente de várias cidades, os professores de Simões Filho recebem o piso nacional e acrescentou que a média salarial dos profissionais é de R$ 5 mil. O gestor disse ainda, que o sindicato tem conhecimento de várias manobras que a prefeitura fez para poder pagar a folha e o 13º dos professores e ainda assim, a categoria entrou em greve.

“Não tenho condições de dar nenhum centavo de aumento, pois não sou irresponsável,  se eu fosse irresponsável com certeza eu daria esse aumento. Eu peço aqui que eles entendem essa situação, porque é ruim para mim e muito pior para os alunos que estão fora da sala de aula”, falou.

Quando questionado sobre a falta de estrutura, visto que, o sindicato afirma que não está reivindicando aumento e sim melhorias nas instituições. O prefeito afirmou que 50% da recuperação das escolas já foi realizada e garantiu que até o final do ano todas as instituições serão reformadas. Na ocasião, Alencar criticou também, a falta de ações dos profissionais que atuam na rede para manter conservadas as instituições. “Você conserta a escola hoje e com pouco tempo tem que reformar tudo de novo. Compramos cadeiras novas, colocamos em todas as escolas e já temos varias cadeiras quebradas. Acho que quem usa tem que ter amor. Aquilo não é patrimônio meu é dos alunos, pertence a eles”, disse.

A greve dos professores completará um mês no próximo dia 15.

Escute a entrevista na íntegra: