Os nomes cogitados para vice do secretário de Relações Institucionais e pré-candidato a prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, não causaram grandes surpresas no meio político, que aguardava ansiosamente uma pista ao menos de quem poderia estar ao lado do pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar a vaga do Poder Executivo Municipal que não poderá mais ser reinado pelo atual prefeito Luiz Caetano, que já governa o município por dois mandatos consecutivos.

A possibilidade da escolha pelo bispo Jair é considerada pelos entendedores do jogo político uma das menores. Mas não está descartada a indicação oficial do vereador, que já possui uma significante experiência na política e tem uma relação boa com o pré-candidato a prefeito Ademar Delgado. Além disso, o bispo Jair traz consigo uma boa quantidade de eleitores da comunidade evangélica.

Vital Sampaio, que assumiu o lugar deixado por Camilo Pinto na Secretaria de Saúde, é hoje um secretário “atuante” (palavras dele mesmo) e tem se esforçado para desenvolver um bom trabalho à frente da pasta, principalmente.

Ele assumiu a secretaria em meio a uma crise de reclamações da administração do ex-secretário Camilo Pinto, que chegou a ser exonerado do cargo no ano passado pela vice-prefeita Tereza Giffoni, que despachou no lugar do prefeito enquanto ele fazia uma viagem ao exterior para cumprir agenda governamental. Vital Sampaio é filiado ao PSD, partido fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Na outra ponta, o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, também filiado ao PSD, aparece na disputa para compor a chapa ao lado de Ademar. Nos bastidores da política o nome de Cupertino é citado como o mais provável entre os dois cogitados.

A divulgação oficial do nome deve sair nos próximos meses, pouco antes do período de convenção dos partidos, previsto para o mês de junho.

Por Henrique da Mata