Cerca de 20 candidatos autodeclarados como analfabetos irão disputar a corrida eleitoral deste ano de 2020; na oportunidade, serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios brasileiros. No total, serão preenchidos cerca de 67,8 mil cargos públicos eletivos.
Dos candidatos autodeclarados como analfabeto, dezenove concorrem ao cargo de vereador e somente um ocupa a vaga de candidato a vice-prefeito da localidade de Monte Alegre, situada no Pará.
Conforme destacado pelo colunista Lauro Jardim, do O Globo, a maior parte dos candidatos no pleito de 2020 (38,1% do total) possui ensino médio completo.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 24,2% dos candidatos afirmaram ter ensino superior completo; 12,2% disseram ter o ensino fundamental completo; e outros 3,1% declararam saber apenas ler e escrever.
E vai fazer que desgraça em uma Câmara Municipal? Aqui têm um ñ fala nada que se proveite . até foi em bora do bairro, como é eleições agora vêm c /a cara, da desgraça pra cá achando que td mundo é besta . depois que ganhou p vereador . Ñ faz nada pelo povo…. vai ganhar uma desgraça aqui a pre dele é forasteira ela e ,ele também ñ mora no bairro