Atè às 9 horas deste domingo (29/11), data que marca a realização do segundo turno das eleições municipais, dez prisões/conduções já haviam sido registradas, conforme dados de um relatório divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Até o momento, cinco veículos já foram apreendidos.

Houve também um caso de dinheiro apreendido durante as ações conjuntas das forças de segurança que vêm acompanhando, em tempo real, as ocorrências registradas durante o andamento das eleições nos 57 municípios com votação hoje (29).

Entre as ocorrências registradas até às 9 horas deste domingo, uma foi por furto (crime comum relacionado às eleições).

Já as ocorrências relativas a crimes eleitorais contabilizam: duas por boca de urna; uma por compra de votos; quatro por concentração de eleitores; 83 por desobediência às ordens da Justiça Eleitoral; e uma por desordem que prejudique os trabalhos eleitorais.

Até o momento, 91 ocorrências de crimes eleitorais foram computadas e outras 26 foram ocorrências relativas a desinformação (fake news – notícias falsas) sobre o processo eleitoral.

Sete ocorrências de incidentes de segurança pública e defesa social já foram registradas nos entornos dos locais de votação: três delas por bloqueio de vias; uma por falta de energia elétrica; uma de incêndio; uma devido a manifestações. Houve também um atendimento de urgência e emergência.

Fazem parte do monitoramento, integrantes da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do Ministério da Defesa, Tribunal Superior Eleitoral, representantes dos estados e de outros órgãos do governo federal terão acesso às ocorrências.

A Operação Eleições 2020 conta com o efetivo de 65.382 agentes, lém do apoio de 9.814 viaturas.

0 0 votos
Article Rating