Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade de Jitaúna, no sudoeste da Bahia, é a única dos 417 municípios baianos que tem mais mulheres que homens concorrendo à Câmara de Vereadores nas eleições municipais deste ano de 2020.

O município recebeu cerca de 32 registros de candidaturas para vereador ou vereadora, sendo que, 17 delas são de mulheres (53%). No pleito deste ano, Jitaúna vai eleger nove candidatos ou candidatas a vereadores.

Há quatro anos, em 2016, Jitaúna havia computado 58 registros de candidaturas. À época, 20 eram oriundas de mulheres (34,48%). No entanto, após as votações daquele período, somente duas delas foram eleitas: Jeane Rocha e Professora Rubia (que é atualmente candidata a prefeita da cidade).

Com relação a disputa pela Prefeitura de Jitaúna, neste ano, dois candidatos se enfrentam nas urnas: Patrick Lopes (PP) e Professora Rúbia (PSD).

O levantamento foi divulgado pelo G1, e ainda aponta que as cidades baianas com o menor índice percentual de registro de mulheres para ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores, são: Serra Dourada, no oeste da Bahia, e Licínio de Almeida, na região centro-sul.

Em Serra Dourada são 34 candidaturas no total e apenas 10 de mulheres (29%). Em Licínio de Almeida, 33 candidaturas foram confirmadas, sendo nove femininas (27%).

No cenário nacional, somente 1 a cada 10 candidaturas para as prefeituras no território brasileiro é de mulher. Em média, são 2.496 mulheres candidatas para o Executivo municipal, estimando-se um total de 19.141 candidatos (13% do total). Entretanto, os nomes de mulheres na disputa a prefeito não são maioria em nenhum dos 33 partidos.

0 0 votos
Article Rating