O ex-ministro e pré-candidato à Câmara Municipal de Salvador, Waldir Pires(PT) defendeu ontem (22), em Candeias, a importância da conduta ética na política para diminuir as exclusões sociais. “A vida política deve defender recursos que levem a modificação da vida do povo e isso só poderá acontecer com administrações e gestões honestas. Quando existem administrações desonestas, quem paga é a população. A política é a força que pode transformar as relações humanas”, defendeu Pires.
O encontro foi organizado pelo pré-candidato à prefeitura de Candeias, Carlos Martins(PT), que também reiterou a necessidade de que as necessidades da população estejam acima de outros interesses. “O que deve mover a nós (políticos) é o sentimento de servir à população e não a familiares como, infelizmente aconteceu e sempre vem acontecendo em Candeias”, declarou. Para ele, é necessário ainda que as pessoas “enxerguem e separem quem está a serviço da ética e responsabilidade dos outros que sequer se preocupam com isso”. “A atividade política é nobre e não são todos que merecem ocupar cargos públicos”, finalizou Martins.
Mais de 500 pessoas da cidade, incluindo lideranças políticas e representantes do PCdoB, PV e PRB, aliados na pré-campanha petista, estiveram presentes no evento que fez parte das comemorações dos 32 anos do Partido dos Trabalhadores. O ex-governador também foi homenageado com a exibição de um vídeo mostrando toda a sua trajetória política – desde a ditadura militar, passando pela sua participação na redemocratização do país e como ministro do governo Lula.
O deputado federal Emiliano José (PT), que também participou do debate, argumentou que a política é feita ainda de gestos. Para ele, a decisão de Pires e Martins (que deixa Secretaria da Fazenda no próximo dia 30), em concorrer às eleições desse ano, demonstram “atitudes de homens que não têm apego a cargos e amor pela terra onde nasceram”, declarou. O vice-prefeito da cidade, Loteba (PT), a presidente municipal do PT e vereadora de Candeias, Marivalda Silva e a prefeita de São Sebastião do Passé, Tânia Portugal (PCdoB) também prestigiaram o encontro.
*Informações da assessoria de imprensa do PT Candeias