Faltando pouco menos de seis meses para as eleições de 2024, a disputa entre os dois principais pré-candidatos a prefeito de Camaçari, de acordo com o levantamento da pesquisa AtlasIntel/A TARDE, aponta que a corrida eleitoral na quarta cidade mais populosa da Bahia tem empate técnico. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (8).

O resultado da pesquisa afirma o crescimento de Flávio nas intenções de voto, o que deve alavancar ainda mais, à medida que ele se torne mais conhecido pela população, já que há um esforço da base do governo, liderada pelo atual prefeito da cidade, Elinaldo Araújo, para eleger Flávio Matos, a fim de continuar com um projeto que foca na verdade e no trabalho.

No primeiro cenário pesquisado, Luiz Caetano (PT) lidera com 50,3% das intenções de voto contra 43,8% do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, o vereador Flávio Matos (União Brasil-UB). Oswaldinho Marcolino (MDB) tem 1,7% e 1,8% preferem outro candidato. Brancos e nulos somam 2,3% e apenas 0,2% não souberam opinar. A diferença entre Caetano e Flávio é de 6,5 pontos percentuais, quando computados apenas os votos válidos.

Nessa corrida para determinar o novo chefe do executivo local, os camaçarienses irão decidir entre a continuidade do projeto iniciado há oito anos e o retorno de um prefeito que já governou a cidade em três mandatos.

 

Leia também:

Sineide Lopes vai assumir secretaria na gestão Elinaldo; SAIBA MAIS

Durante uma entrevista exclusiva na tarde desta sexta-feira (5), no programa Linha Quente, com Roque Santos, Sineide Lopes (Republicanos) revelou que está sendo discutida a possibilidade dela assumir uma secretaria na gestão de Elinaldo.

Segundo a própria entrevistada, a probabilidade dela comandar a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) é “altíssima”.

A aliança entre Sineide, que era pré-candidata a prefeita de Camaçari, foi anunciada com exclusividade pelo Bahia no Ar, na manhã de hoje. O assunto causou alvoroço na cidade, visto que Sineide era cotada para ser vice na chapa encabeçada por Luiz Caetano, do PT.

Vale lembrar que o filho da ex-candidata, Thiago Lopes, é pré-candidato a vereador em Camaçari.

Com 200 mil eleitores, Camaçari poderá ter 2º turno nas eleições

A cidade de Camaçari ultrapassou o número de 200 mil eleitores em 2024, de acordo com registros do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Com isso, o município se torna apto a ter segundo turno nas próximas eleições municipais.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, o segundo turno poderá ocorrer nas eleições para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores. Senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, assim como prefeitos e vice-prefeitos de municípios com menos de 200 mil eleitores são eleitos em uma única votação.

Um segundo turno é realizado de acordo com a adoção do critério de maioria absoluta de votos. Para ser eleito, um candidato precisa obter mais da metade dos votos válidos (excluídos votos em branco e os votos nulos), em primeiro ou segundo turno, e não apenas ter mais votos que o concorrente. Se nenhum candidato atingir a votação suficiente no primeiro turno, um segundo turno é realizado apenas entre os dois candidatos mais votados.

No último pleito eleitoral, em 2022, Camaçari registrava 191.507 eleitores em dia com a Justiça Eleitoral. Atualmente, o município possui 201.224 eleitores aptos, registrando um aumento de 5,31%.

 

 

 

5 1 voto
Article Rating