Depois de uma temporada repleta de resultados negativos, que culminou com o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória concedeu férias aos jogadores do elenco principal, que só retornarão aos trabalhos no dia 2 de janeiro, uma quarta-feira.

O ano de 2018 foi marcado por fracassos. Na Copa do Nordeste, o Vitória acabou eliminado nas quartas de final pelo Sampaio Corrêa. Já no Campeonato Baiano perdeu o título para o arquirrival Bahia – dentro do Barradão. Pela Copa do Brasil, o Leão sucumbiu nas oitavas diante do Corinthians.

Na temporada 2019, o primeiro compromisso oficial do Vitória será contra o CSA, no dia 15 de janeiro, no Rei Pelé, pela fase de grupos da Copa do Nordeste. Já no Baianão, o time rubro-negro estreia contra o Vitória da Conquista, em 24 de janeiro, no Barradão.

Ficam para 2019 três goleiros, quatro laterais, cinco zagueiros, quatro volantes, três meias e seis atacantes. Emprestado ao Coritiba, Uillian Correia pode retornar ao Rubro-Negro. Os números podem ser modificados a depender do planejamento da diretoria. Peças como Neilton possuem um salário elevado para o padrão da Série B. Se não houver margem orçamentária, a diretoria baiana pode ter como saída o empréstimo do atacante.

O elenco base do Rubro-Negro para 2019 também pode sofrer baixas provocadas por investidas de outros clubes. O zagueiro Lucas Ribeiro terminou a temporada em alta e é apontado como principal ativo do Vitória. A depender das cifras envolvidas, a venda do jogador seria importante para proporcionar um fôlego financeiro.

A saída de João Gabriel é um dos problemas que a diretoria precisará resolver antes do início da pré-temporada. O goleiro foi emprestado ao Rubro-negro pelo Cianorte e se destacou nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Elias, Ronaldo e Caíque, jogadores que possuem contrato para 2019, falharam ao longo do ano e perderam espaço. Elias, no entanto, pode voltar para a Chapecoense. Emprestado pelo clube catarinense, o goleiro tem uma cláusula contratual que prevê o retorno caso haja um consenso entre os clubes.

Na lateral direita, o Vitória tem apenas Cedric garantido para o próximo ano. Titular durante boa parte do ano, Jeferson foi emprestado pela Ponte Preta e teve as férias antecipadas, já que está suspenso e não pode encarar o Palmeiras no próximo domingo. Na esquerda, Benítez e Fabiano começam 2019 ligados ao Rubro-Negro.

A zaga é um setor bem abastecido em quantidade. Lucas Ribeiro, Ruan Renato, Ramon, Bruno Bispo e Léo Xavier possuem contrato com o Vitória. O problema é que a maior parte deles foi testada ao longo de 2018, e só Lucas Ribeiro agradou. Léo Xavier jogou no sub-23. Aderllan e Walisson Maia têm vínculos que se encerram neste mês de dezembro.

Jogadores com contrato em vigor em 2019

Jogador Posição Fim do contrato
Ronaldo Goleiro Dezembro de 2021
Elias Goleiro Dezembro de 2019
Caíque Goleiro Dezembro de 2020
Cedric Lateral-direito Dezembro de 2021
Marcelo Benítez Lateral-esquerdo Junho de 2019
Fabiano Lateral-esquerdo Dezembro de 2020
Matheus Rodrigues Lateral-esquerdo Maio de 2019
Lucas Ribeiro Zagueiro Dezembro de 2021
Ramon Zagueiro Dezembro de 2019
Bruno Bispo Zagueiro Janeiro de 2020
Ruan Renato Zagueiro Dezembro de 2020
Léo Xavier Zagueiro Dezembro de 2019
Willian Farias Volante Dezembro de 2019
Uillian Correia Volante Dezembro de 2019
Léo Gomes Volante Dezembro de 2021
Marcelo Meli Volante Junho de 2019
Rodrigo Andrade Volante Dezembro de 2020
Yago Meia Dezembro de 2020
Nickson Meia Dezembro de 2021
Jhemerson Meia Julho de 2019
Walter Bou Atacante Junho de 2019
Maurício Cordeiro Atacante Dezembro de 2019
Erick Atacante Junho de 2019
Luan Atacante Dezembro de 2022
Neilton Atacante Dezembro de 2020
Léo Ceará Atacante Dezembro de 2020
0 0 votos
Article Rating