Nesta quinta-feira (18), em entrevista ao programa Linha Quente com Roque Santos, o Secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan, comentou sobre a importância de um Hospital Municipal para a cidade.

Segundo o secretário, a construção de um Hospital Municipal é uma necessidade, principalmente com a questão de internações e a precariedade do serviço do Estado para regulação de pacientes que acabam ficando numa UPA, já que o Hospital Geral de Camaçari fechou as portas da emergência.

“E ai é o grande problema que, a regulação quem tem essa obrigação, essa prerrogativa de fazer regulação de paciente internado é a Central Estadual de Regulação e os pacientes terminam ficando ali na UPA três dias, uma semana, quinze, quarenta dias, aguardando um leito. Então é uma necessidade do município ter um hospital uma vez que a regulação estadual não consegue a vaga pra esse paciente em tempo oportuno.”

Natan ainda diz que, o próprio prefeito, Elinaldo Araujo, já identificou essa necessidade e estava buscando meios de implementar e oficializar, mas infelizmente a obra não foi inserida no programa CAF para o financiamento e que o Estado não tem tido capacidade de fazer a regulação e o município tem feito além da sua obrigação.

“Mas o prefeito tem buscado alternativa credenciando prestadores no nosso município a exemplo agora do Fila Zero onde hoje a gente consegue fazer cirurgias eletivas em Camaçari que necessitam de internamento, então ele buscou dessa forma”, continuou ele, citando que estão e avanço com a proposta  de compensação tributaria para o Hospital Santa Helena, para que pacientes que necessitam de internamentos tenham esse tipo de tratamento.

“O município necessita de um hospital que tenha leitos clínicos, leitos de retaguarda, leitos que o paciente necessita estar internado sob observação e a gente vai continuar nessa luta para que tenhamos no nosso município esse hospital” finalizou ele.

 

5 1 voto
Article Rating