Após uma grande obra de adequação e recuperação feito pela prefeitura de Camaçari, a Cidade do Saber foi reinaugurada na tarde desta segunda-feira (23), em uma cerimônia que contou com a participação de autoridades políticas, representantes culturais e parte da população.

O prefeito Elinaldo Araújo foi o responsável pelo ato que marcou a volta das atividades no complexo de inclusão social e cultura da cidade, um dos maiores da América Latina, que agora está repaginado. Em entrevista ao Bahia no Ar, o político celebrou a requalificação do espaço feito pela gestão, que contou com investimento de R$8 milhões.

“A Cidade do Saber serve para fortalecer a população, pois é um local que todos gostam. Infelizmente foi fechado em meio à pandemia e os problemas de manutenção que foi deixado para nós por gestões passadas, e um dos meus maiores desejos era entregar esse complexo reformado. E aqui está, tudo novo, pintado, com paisagismo, acessibilidade, iluminação de LED, tudo que o nosso povo merece”, disse.

O prefeito também relembrou do conjunto de ações feitas durante os 8 anos de governo, em diversos âmbitos. “Melhoramos a educação, fizemos novos postos de saúde, ruas, praças, campos de futebol. Foi preciso tomar decisões importantes, ficamos entre a obra do Estádio e da Cidade do Saber, e eu agradeço a minha equipe pelo belo resultado que somamos até aqui, pois conseguimos acertar“, completou Elinaldo.

O evento ficou marcado com a participação de movimentos artísticos do município, que voltarão a ter a Cidade do Saber como palco de expressão e manifestação da cultura local. Um destes foi a apresentação de um grupo de capoeira, que foi acompanhado pelo gestor e demais presentes.

Para a secretária de infraestrutura de Camaçari, Joselene Cardim, a reinauguração é um feito importante para o poder público, que encontrou uma estrutura precarizada e que precisou de uma completa reforma e investimento para voltar a ser um centro aberto para toda a população da cidade e da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

“Orgulho e gratidão nos resume agora, pois foi um grande desafio. Nos deparamos com um local com 10 mil m² totalmente acabado e destruído, e requalificamos tudo, praticamente é uma nova Cidade do Saber. Agora todos poderão retomar a usá-la para atividades culturais, lazer. Com um teatro requalificado, vestuários novos, piscina e tantas outras coisas para o nosso povo”, pontuou a titular.

Na ocasião, Cardim aproveitou para parabenizar Elinaldo pelo conjunto de resultados positivos que, segundo ela, foram alcançados na cidade, da sede à costa, por iniciativa de seu governo. “É um legado que o nosso prefeito está deixando, de muito trabalho, mesmo com tantas dificuldades. Nada vence o trabalho e ele demonstrou isso“, finalizou.

Ao todo, foram mais 10 mil m² de área total construída contempladas pela intervenção, que foram iniciadas em novembro de 2023, foram executadas através da Seinfra. Entre os principais serviços realizados estão as construções de quiosque multiuso e de dois novos vestiários, sendo um masculino e um feminino, bem como a requalificação dos demais vestiários.

Também integraram a obra a reforma da piscina e do deck; novo bicicletário; edificação de muro; promoção de acessibilidade aos espaços; novo sistema de drenagem; requalificação geral dos sistemas elétricos e hidrosanitários; instalação de piso intertravado com guia de piso direcional; substituição de esquadrias; troca de revestimento; e substituição do forro.

Ainda foram feitas pintura geral interna e externa dos prédios; requalificações da estrutura do ginásio de esportes, de banheiros e do estacionamento interno; além de diversos serviços requalificadores no Teatro Cidade do Saber, incluindo substituição de portas, luminárias e carpetes, e reforma das poltronas.

5 1 voto
Article Rating