No final da tarde desta quarta-feira (29), o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) informou que haverá mudanças nas medidas para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) em Camaçari. Segundo ele, é necessário ter a “clara compreensão que a economia é o alicerce para que seja possível realizar todas as outras ações” e que “manter as medidas restritivas é um remédio amargo, é duro, é difícil, mas é necessário”.

Em um novo decreto, de número 7.340, de 29 de abril de 2020, divulgado na presente data no Diário Oficial do Município (DOM), a prefeitura renovou por mais 15 dias todas as medidas restritivas adotadas anteriormente no combate a Covid-19. O novo documento ratifica todas as medidas apresentadas pelo Decreto 7.334, de 13 de abril de 2020, cuja publicação deu-se em 14 de abril de 2020, e, em tempo, o revoga, passando a ser o único que reúne todas as determinações atualizadas e que vigorarão a partir desta quarta-feira, até o dia 13 de maio.

Em um vídeo, divulgado nas redes sociais, o gestor municipal destacou que um protocolo já foi preparado e, a partir do dia 11 de maio, as atividades econômicas de Camaçari irão voltar ao seu funcionamento gradativamente. Elinaldo ressaltou que decidiu flexibilizar a abertura do setor de ótica, “por entender como item de saúde pública”.

Com o novo documento, além das óticas, ficam excluídos da suspensão de atividades outros estabelecimentos, a exemplo dos cartórios, que deverão reduzir em 50% o número de funcionários. Estão liberados para funcionamento ainda os escritórios de contabilidade e advocacia. No entanto, todos deverão adotar constante processo de higienização do ambiente e produtos comercializados, com adoção das medidas de prevenção, como disponibilização do álcool em gel, controle do número de pessoas em suas dependências, de forma a manter o distanciamento mínimo de dois metros entre elas.

No caso dos templos religiosos, estes irão poder retornar suas atividades no dia 2 de maio, desde que sigam as seguintes regras: limitação de público em 50 pessoas; disponibilização de álcool em gel; disposição do espaço físico, de forma a garantir a distância mínima de dois metros entre as pessoas; utilização de máscara de proteção por todo o público presente, permitindo-se, na falta das máscaras comercializadas, a utilização de máscaras em modelos alternativos, conforme critérios do Ministério da Saúde.

Para a população, seguem mantidas as recomendações referentes ao distanciamento social, ao período de isolamento domiciliar para os que realizaram viagens internacionais, às restrições no comércio e suas exceções devidamente instruídas, entre outra situações.

Ademais, em razão do alto risco de transmissão, fica proibida a realização de velório para pacientes confirmados/suspeitos do novo coronavírus, conforme manual do Ministério da Saúde.

Casos na cidade

De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau) de Camaçari, divulgado ontem (28), o município já registrou 40 casos do novo coronavírus. Destes, 22 pacientes já estão recuperados e houve um óbito pela doença na cidade.

Assista abaixo o vídeo publicado pelo prefeito nas redes sociais:

0 0 votos
Article Rating