Na manhã desta quarta-feira (29), em entrevista ao radialista Roque Santos na primeira edição do programa Bahia No Ar (Rádio Sucesso 93.1), por telefone, o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) falou sobre a abertura do Centro Intensivo de Combate ao Coronavírus em Camaçari, estimada para a próxima sexta-feira (1°).

Na presente data, em companhia do secretário de Saúde, Dr. Luiz Duplat e do ex-secretário de Saúde e vereador de Camaçari, Dr. Elias Natan, o prefeito realiza mais uma vistoria no local, antes da abertura oficial.

“Quase tudo pronto, estamos já graças a Deus vistoriando. A gente pede a Deus que não seja necessário usar. Mas, é necessário fazer. Estamos seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde, da Organização Mundial de Saúde [OMS], estamos fazendo todo o trabalho para que, caso a pandemia avance, o nosso município esteja preparado”, pontuou o gestor municipal.

Questionado sobre a economia da cidade, diante desse cenário de crise que atinge o brasil e o mundo, o prefeito revelou a perda de aproximadamente R$ 22 milhões em duas receitas, somente neste mês de abril.

“O orçamento votado no ano passado é uma previsão de arrecadação, ele não vai ser consolidado. Só para ter uma ideia, nesse mês de abril, vamos perder sete [7] milhões de ISS [Imposto Sobre Serviços] e quinze [15] milhões de ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], ou seja, são vinte e dois [22] milhões em duas receitas, só em abril. Com isso, vamos separando as coisas, as principais despesas, principalmente, a folha dos nossos servidores, a água, a luz, a saúde, o social, toda receita possível. Estamos ficando no que é importante para a população, que é a saúde e o social”, contou.

Sobre as medidas de isolamento social e o consequente fechamento do comércio, Elinaldo destacou que existe uma preocupação grande com a econômia, porém, nesse momento, o foco é “proteger a vida”.

“Não é fácil o prefeito decretar fechamento do comércio, mas como líder da cidade temos que seguir as orientações dos órgãos de saúde. O maior erro de um gestor é colocar em risco a vida da população. A gente tem visto aí os esforços do governador Rui Costa, do prefeito de Salvador [ACM Neto] e de outros prefeitos. Todo nosso esforço é para proteger a vida. Existe uma grande preocupação com a econômia mas, nesse momento, a regra é tentar ‘achatar a curva’ do coronavírus e não deixar que ele avance, não deixar que a saúde no nosso município entre em colapso, como está acontecendo já em muitos lugares”, ressaltou.

Elinaldo também falou sobre o Projeto de Lei enviado ontem (28), à Câmara Muncipal de Camaçari, que prevê o corte do próprio salário dele, do vice-prefeito, dos secretários e subsecretários, em 20%, além da redução salarial dos servidores comissionados, que ganham mais de R$ 4 mil, em 15%. Relembre aqui.

“O momento é de todos fazerem seus esforços. Nós vamos ter uma economia com essa medida e, nesse momento, toda economia é importante. Graças a Deus estamos tendo a contribuição de todos”, findou.

0 0 votos
Article Rating