Na tarde do sábado (9), depois de receber o resultado do exame que testou negativo para o novo coronavírus (Covid-19), o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), retomou sua agenda pública e a primeira atividade foi visitar as obras do novo Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus na cidade.

O novo equipamento de saúde está sendo montado no atual Instituto Médico e Cirúrgico da Bahia (IMC), e onde antes funcionava o antigo Hospital da Mulher, no bairro do Parque Verde I. O local vai integrar a rede pública de enfrentamento à Covid-19 no município.

As intervenções, que são realizadas pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), estão em fase de acabamento e a estimativa é de que a unidade entre em funcionamento nos próximos dias.

Segundo o órgão municipal, o diferencial deste novo equipamento para os demais implantados na cidade, está na atenção especial aos pacientes infectados pelo novo coronavírus, “é que nele será instalado um túnel de desinfecção, o que vai ampliar a segurança dos profissionais da saúde que lá atuarão”, destaca trecho do comunicado.

“Não podemos parar nesse momento tão delicado. O município e os moradores precisam do nosso trabalho e é por isso que fiz questão de vir aqui hoje acompanhar as obras. Esse será mais um equipamento que estamos montando para dar um atendimento adequado à população que contrair o vírus”, afirmou o gestor municipal.

Foto: Reprodução

Sobre o Centro

O equipamento será dividido por duas alas: feminina e masculina. Ele terá 20 leitos de enfermaria, uma sala vermelha de estabilização de paciente crítico, e demais ambientes estruturados que compõem uma unidade do porte.

Com capacidade de ampliação em até 100%, caso haja necessidade, o que corresponde a 60 leitos, serão atendidos no centro os casos intermediários da doença, ou seja, situações em que o paciente esteja com quadro sugestivo ou confirmado da Covid-19, mas não pode fazer a quarentena no domicílio e precise ficar em observação.

O funcionamento será ininterrupto, 24 horas por dia, todos os dias da semana. No entanto, a diretora da Média e Alta Complexidade e Atenção Hospitalar da Sesau, Elaine de Oliveira, salienta que a unidade vai funcionar no modelo operacional “porta fechada”.

“Aqui, além de só receber casos moderados da doença, os pacientes encaminhados terão que ser regulados. Nas demais situações, a população deverá continuar buscando atendimento nas unidades de saúde do município”, alertou.

O antigo Hospital da Mulher, atualmente Instituto Médico e Cirúrgico da Bahia (IMC), está fechado desde setembro de 2018. As instalações foram cedidas voluntariamente pelos responsáveis e sem nenhum custo ao município.

Casos em Camaçari

No boletim municipal divulgado ontem à noite (9), pela Secretaria de Saúde (Sesau), foi informado que Camaçari já totaliza 73 casos da Covid-19. Destas confirmações, 35 pacientes já estão recuperados. Veja aqui boletim completo.

0 0 votos
Article Rating