O prefeito Elinaldo Araújo recebeu representantes de dois centros universitários interessados em implantar o curso de Medicina, em Camaçari. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (10), no gabinete do gestor, em momentos distintos onde cada instituição apresentou sua proposta de implantação e de parceria com o município.

A primeira reunião aconteceu com os representantes da UniFamec, centro universitário que está em Camaçari desde 1998. De acordo com Vinícius Moreira, diretor administrativo da instituição, o projeto está

na fase final do processo de avaliação do MEC [Ministério da Educação] para aprovação do nosso pedido. Ainda neste mês de novembro receberemos a equipe técnica do MEC para avaliação da estrutura do nosso centro universitário e do campo profissional, onde os estudantes de medicina estagiarão. Após essa visita aguardaremos apenas da aprovação do órgão para lançar o edital do vestibular, se possível ainda em 2024”.

Logo após, o prefeito recebeu o coordenador médico da Universidade de Vila Velha (UVV), Pedro Herbert Onofre, que apresentou o projeto de implantar em Camaçari, o curso de medicina com a metodologia já aplicada no campus de Vila Velha-ES que recebeu, este ano, o prêmio como único curso da América do Sul cinco estrelas, pela QS World University Rankings 2023.

Essa metodologia seria moldada à realidade de saúde da população e do município, sempre com foco na saúde da família, formando profissionais médicos para atuarem no SUS [Sistema Único de Saúde], elevando a qualidade do serviço”, explicou Onofre.

Para o gestor do Executivo, o interesse das duas universidades em implantarem o curso de medicina em Camaçari só comprova a importância da cidade no cenário regional.

Isso mostra que estamos crescendo e preparando Camaçari para mais avanços. Ninguém se interessaria em implantar um curso como este, em uma cidade sem infraestrutura. O que posso dizer é que a prefeitura está à disposição para ajudar no que for necessário para que o curso de medicina em Camaçari se torne uma realidade”, afirmou Elinaldo.

Presente na reunião, o secretário da Saúde, Elias Natan, ressaltou o quanto a implantação do curso de medicina ajudaria a cidade. “Temos uma das maiores redes públicas de saúde da Bahia em termos de estruturas e serviços oferecidos. Um curso como este em nossa cidade capacitará novos profissionais, que já estagiariam em nossa própria rede, para atender nossa população. Isso é perfeito”.

Também participaram da reunião a secretária da Educação, Neurilene Martins, o vereador Júnior Borges (UB), o subsecretário da Saúde, Luiz Duplat, a diretora de Planejamento da Sesau, Tamy Fonseca, o coordenador do curso de Medicina da UniFamec, Dr. Nilton Ribeiro da Cruz, e a diretora de Planejamento da UniFamec, Vanessa Santos Moreira.

4 1 voto
Article Rating