A cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, será sede do Governo do Estado pelo quarto ano consecutivo.
A transferência está prevista na Lei 10.
695/07, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Jaques Wagner, em 2008.
Determinou-se que todos os anos, no dia 25 de junho, a sede do Estado seja instalada no município.
O governador e seu secretariado estarão lá participando das comemorações pela independência da Bahia, além de realizar atos e despachos da administração estadual.
Com início às 8 horas, a programação começa com o hasteamento das bandeiras, na Praça da Aclamação; em seguida, às 8h30min acontece a solenidade religiosa do Te Deum na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
Após, às 10h, o secretário de Administração, Manoel Vitório, dá início aos atendimentos do posto móvel do SAC no município.
A agenda oficial do governador tem início às 15 horas e inclui participação na sessão cívica da Câmara de Vereadores e no desfile cívico.
Dia de luta – Em 1822, os cachoeiranos deram início às lutas pela independência da Bahia; o dia 25 de junho, pois, é a data magna da cidade de Cachoeira.
Em 2008, a cidade abrigou pela primeira vez a sede do governo; na ocasião, o Governo do Estado formalizou um documento à UNESCO (Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), solicitando a concessão do título de Patrimônio da Humanidade às cidades históricas de Cachoeira e São Félix.
*Com informações: Tribuna da Bahia