Em 6 meses, Bolsonaro veta quase 10% das leis aprovadas no Congresso

O número chega ao mesmo patamar do período de Lula, que, em 2003, derrubou integralmente 9,7% das leis.

Foto: Divulgação / Google Imagens

Em relação conflituosa com o Congresso desde a posse, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) vetou integralmente oito das 83 leis publicadas no Diário Oficial nos primeiros 200 dias de mandato, o que representa 9,4% dos projetos aprovados pelos parlamentares e enviados à sanção presidencial.

De acordo com o jornal O Globo, em relação a primeiro mandato presidencial, o número de vetos chega ao mesmo patamar do período de Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2003, derrubou integralmente 9,7% das leis.

Ainda segundo a publicação, na comparação com 2018, o percentual é mais de cinco vezes maior. O ex-presidente Michel Temer vetou integralmente apenas duas das 115 leis enviadas para sanção, um percentual de 1,7%. A média de vetos de 2003 até 2018 foi de 5,3% nos primeiros seis meses de governo.

Ao mesmo tempo, Bolsonaro tem recorrido a tomadas de decisão individuais para fazer valer sua vontade. É o recordista em edição de decretos, desde Collor, nos primeiros seis meses de governo. Foram, ao todo, 261.

4 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*