Na noite desta quarta-feira (22), durante uma live no Instagram, o governador Rui Costa (PT) falou sobre a agenda do governo realizada na presente data. Ele salientou que tanto hoje quanto na terça-feira (21), reuniões com autoridades foram realizadas para discutir o avanço de medidas no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), em toda o estado.
“Fizemos hoje duas reuniões importantes aqui. Uma reunião com os outros poderes, com a Justiça, o Ministério Público, a Assembleia, com uma apresentação do secretário da Fazenda e da Administração, das providências que [es]tamos tomando para manter o equilíbrio fiscal, o equilíbrio administrativo do Estado da Bahia, não só do governo mas de todos os poderes”, começou.
“E, agora no final da tarde, a pouco, concluí uma reunião com os municípios da região de Ipiaú e da região de Jequié. Foram doze [12] municípios, todos com casos confirmados, onde nós ouvimos, junto com o secretário da Saúde, Fábio [Vilas-Boas] e a subsecretária, Tereza [Cristina Paim], um balanço de cada município, do que tá sendo feito, da produção de máscaras de tecido, das estratégias pra quebrar a cadeia sucessória do vírus“, explicou.
O governador também revelou que uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será aberta na região de Jaguaquara, e em Ipiaú, uma nova unidade do tipo já terá as atividades em funcionamento a partir da quinta-feira (23).
“Tomamos uma decisão importante de abrir, finalmente, agora, a UPA também de Jaguaquara. Amanhã, começa a funcionar a UPA de Ipiaú pra atender ali a região e ser um centro importante de triagem. Já temos o Hospital de Jequié, agora teremos a UPA também de Jaguaquara. Ali também temos a UPA de Gandú, que também atenderá a população daquela região. Com isso, nós vamos organizando as triagens e todas essas unidades contaram com respiradores, com equipe pra dar o primeiro suporte e atender os pacientes que precisem de acolhimento, e de atenção médica”, contou Rui.
Um balanço dos encontros da terça-feira também pontuado pelo governador.
“Ontem nós fizemos uma reunião com a região Sul, a região de Ilhéus e Itabuna também. A [reunião] de ontem tinham quatorze [14] prefeitos e prefeitas, onde também discutimos a implantação dos serviços. E ontem, inclusive, verificamos, e o prefeito de Ilhéus mandou as imagens já das obras em fase de conclusão, e ele vai abrir na próxima sexta-feira o Centro de Acolhimento que foi montado lá na unidade do Governo do Estado, o Centro de Convenções de Ilhéus, que foi transformado numa unidade de acolhimento”, disse.
Rui salientou que uma atenção mais concentrada está sendo feita pelo governo nas cidades de Ilhéus e Itabuna, bem como no município de Jequié, devido ao crescimento significativo de casos da Covid-19 nessas regiões.
“Então, essas duas regiões chamam mais atenção, e nós estamos dedicando atenção maior porque elas estão com taxas superiores à média do estado, principalmente a região de Ilhéus e Itabuna, e em segundo lugar essa região de Jequié e de Ipiaú, que Jequié só no dia de hoje foram cinco [5] novos casos confirmados lá pra Jequié. Então, chama atenção. Nós estamos reforçando e buscando uma aproximação maior com esses municípios pra definir uma estratégia conjunta de atuação, refinando a estratégia para cuidar das pessoas”, finalizou o chefe do estado.
Depois da saída de Mandetta (DEM), pode guardar a documentação para prestar conta, porque dinheiro do m… https://t.co/dmjEE0jJi1