Durante coletiva de imprensa online, na noite desta sexta-feira, 19, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araujo (DEM) afirmou que poderá ocorrer uma flexibilização para reabertura do comércio da cidade.
Na oportunidade, o gestor disse que o protocolo para reabertura das atividades comerciais, já estava pronto há cerca de 15 dias, porém os casos de contaminação no município continuaram subindo e no momento os leitos direcionados para os pacientes da covid-19, estão com quase 100% de ocupação.
O prefeito ressaltou que por sua própria vontade estaria tudo funcionado normalmente, mas, os órgãos competentes de saúde e os próprios números mostram que isso não pode ocorrer.
Elinaldo disse ainda, que a expectativa é reabrir o comércio a partir de 1º de julho, caso a curva de crescimento dos casos se achate, ou seja diminuindo o número de infectados, o comércio volta a funcionar por partes, adotando os protocolos e todos os cuidados devidos.
” Se daqui a 11 dias, nós conseguirmos controlar isso, vamos conversar com os comerciantes, senão vamos ver outra data”, disse.
O prefeito sinalizou que se o município tiver 40% apenas da taxa de ocupação dos leitos, a reabertura das atividades será uma realidade. Na coletiva Elinaldo, também explicou que alguns segmentos reabrirão primeiro, outros depois e haverá horários de funcionamento específicos.
Prefeito Edinaldo, não crie essa expectativa de reabertura do comércio, não aceite essa pressão dos comerciantes, os números em Camaçari só aumentando e o Sr vem com essa notícia, respeite as pessoas que estão preocupadas com essa doença, por favor, eu não estou falando politicamente não.
Concordo com vc.
Esses governantes já estam abusando do poder Teria que matar essas desgraças.
Esse prefeito é um bosta na água
E os ônibus?
Será que volta.pois pegar ônibus cheio é que pega o vírus.
Com certeza. Porque os ônibus rodam em Camaçari faz vergonha e pra piorar a cidade industrial não faz Mas linha nos bairros de Camaçari.
Não concordo, enquanto o povo não se conscientizar o comércio não deve ser aberto. Não é possível que vcs não estão vendo o q acontece no exterior. Autorizar uma situação dessa é dizer: que morram todos. Cuidado, pois essas decisões tomadas sobre pressão não será com certeza uma boa idéia. Já basta o prefeito de Salvador ter autorizado o carnaval??? E agora vcs não querem arcar com as consequências?
Elinaldo,a obrigação de criar novos leitos é do gestor do município,vamos gerir com equilíbrio,esteja certíssimo que Caetano está na platéia só observando,os empresários não suportam mais!
Elinaldo e um incompetente mizeravel… não tem piedade de ninguém,ele que mais q agente morra esse desgracado
Prefeito cadê as restrições de entrada no nosso município, pois estive em Candeias ontem e fui impedido de entrar na cidade por que a placa do meu carro e de Camaçari, temos que fazer o mesmo na nossa cidade.
As pessoas que são contra a abertura do comércio são pessoas que não dependem dele para sobreviverem. Se a solução e fechar então porque não fecha tudo? O comércio chamado de não essencial só está proibido no centro. Nas demais localidades está tudo funcionando. O foco de aglomeração são as feiras, farmácias, supermercados, bancos, etc. O comércio além de sustentar várias famílias ainda provém recursos ao município. Recebemos diariamente milhares de currículo de pessoas em busca de emprego no comércio. O comércio precisa e de crescimento e não ser destruído. Com certeza vidas são mais importantes, mas, será q a… Leia mais »
É muito difícil pra os comerciantes entendo mais o importante são as vidas que não voltam,o prefeito realmente deveria ter tomado essas medidas bem antes mais espera morrer bastante gente pra tomar uma posição sempre assim.
Isso é um absurdo sem tamanho o comércio pagar pela incompetência do governo, 3 meses e ainda não consegue controlar a doença está está onde está o problema.