O prefeito Luiz Caetano (PT) fez o seu primeiro discurso após ser empossado ao cargo, em cerimônia que ocorre na tarde desta quarta-feira (1º). Na tribuna, o gestor agradeceu à população que o escolheu na última eleição e pontuou os objetivos que tem como chefe do Executivo de Camaçari.
De início, na lista de citados presentes, Caetano dedicou uma frase especial à vice-prefeita, Pastora Déa Santos (PSB), afirmando que sua atuação será de suma importância para o governo, liderando assuntos em prol do desenvolvimento das minorias, sendo mulheres, crianças e pessoas com deficiência.
“Mulher negra, lutadora, combativa. Uma mulher de força, luta e representatividade que dará um toque de carinho à administração e governará ao meu lado, sua presença na gestão será um farol de cuidado às causas sociais“, disse.
Segundo ele, o foco inicial será a saúde, com a promessa de requalificar todas as unidades existentes, ampliando o serviço do Samu para costa e zona rural. “Vamos humanizar essa cidade, e aproveito para trazer uma novidade: a Secretaria de Saúde do Estado assinou um convênio de R$5,5 milhões com o Hospital do Polo para a realização de cirurgias eletivas“, anunciou.
Além disso, o prefeito afirmou que fará o mesmo na educação, ampliando a rede municipal, ofertando tablets às crianças e até ensino bilíngue (inglês ou espanhol). Também listou medidas em prol da cultura, esporte e lazer, com projetos de melhoria aos cidadãos, porém na questão de mobilidade urbana disse que precisará da ajuda dos vereadores para solucionar.
“Eu quero aqui fazer um apelo, que a gente possa construir juntos o transporte público, é um sofrimento muito grande pra população. Uma agenda complicada e difícil, mas ela necessita de nós, por isso venho aqui hoje para pedir que esta Casa nos ajude”, pediu Caetano, sem dar maiores ideias sobre a situação.
Na área do emprego, lembrou da montadora chinesa BYD, que está instalando fábrica na cidade e está envolvida em uma polêmica relacionada à exploração de trabalho e uso de mão de obra análoga à escravidão. Neste ponto, Caetano preferiu ignorar e celebrou a chegada da empresa, que promete ser um novo propulsor de geração de renda para Camaçari.
“Camaçari precisa se preparar para viver uma revolução tecnológica. Vamos investir na nossa mão de obra, em parceria com o Senai, Sebrae, com IFBA e UFBA. Criaremos um Centro do Empreendedor, vamos qualificar a indústria, o comércio e o trabalhador da nossa cidade”, disse.
Por fim, se direcionou ao novo presidente do Poder Legislativo, Niltinho (PRD), e disse que estará aberto a todos os integrantes, incluindo os oposicionistas, como forma de tentar se aproximar da Câmara, de maioria contrária à sua gestão.
“Hoje renovo aqui o compromisso de governar para todos e todas, sem distinção, com diálogo. Essa não será uma gestão de divisões, e sim de aproximação, de mãos dadas com toda a sociedade. Vamos construir uma relação harmônica com a Câmara de Vereadores, e me alegrei ao ouvir o seu discurso [de Niltinho], a disputa é natural, ganha quem tem mais voto, e assim quero um diálogo aberto com Vossa Excelência”, finalizou.
* Com a colaboração de Maíra Lima