Por meio de um decreto da Secretaria Estadual de Educação, publicado no Diário Oficial da Bahia, nesta quarta-feira (20), o Colégio Polivalente do Cabula, que fica localizado na Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula, em Salvador, passa a se chamar Colégio Estadual Mãe Stella.

A mudança é realizada como uma forma de homenagear à Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, uma das maiores Iyalorixás do país, que comandou o terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, que assim como a escola também está situado no bairro do Cabula.

Sobre Mãe Stella

A líder religiosa faleceu em dezembro do ano passado, aos 93 anos de idade, após complicações causadas por uma infecção.

Mãe Stella foi uma estudiosa e difusora da crença religiosa africana, além de ter sido a primeira Iyalorixá no Brasil a escrever livros e artigos que falam sobre o candomblé. Ela também foi eleita, por unanimidade, em 2013, para a Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira de número 33 cujo patrono é o poeta Castro Alves. Em 2005, ela já havia recebido o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), e em 2009 o mesmo título foi dado só que pela Universidade do Estado da Bahia.

Ademais, a Iyalorixá foi agraciada com a Comenda Maria Quitéria, da Prefeitura de Salvador, com a Ordem do Cavaleiro, do Governo do Estado, e a Ordem do Mérito, do Ministério da Cultura.

Ao todo, foram publicados por  Mãe Stella nove livros, entre eles: “Meu tempo é agora”; “Òsósi – O Caçador de Alegrias”; “Epé Laiyé- terra viva” e “Ófun”.

0 0 votos
Article Rating