Na noite deste domingo, 27, cerca de 30 pessoas se reuniram numa vigília simbólica em frente à sede do Tribunal de Contas da União (TCU), na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, para pressionar os nove ministros da Corte, que analisa as contas do governo federal, a reprovar as da presidente Dilma Rousseff (PT).
Com velas em copos de areia, os manifestantes formaram a inscrição “SOS TCU” e ficaram no local até as chamas se apagarem.
Segundo informações da coordenação do Movimento Brasil Livre – Bahia (MBL), que aderiu ao ato nacional promovido pela Aliança dos Movimentos Democráticos, a líder nacional driblou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com as chamadas “pedaladas fiscais” nos anos de 2013 e 2014.
“Este não é um movimento de massas, mas um ato simbólico que está sendo realizado em todas as capitais do Brasil. Nosso principal objetivo é chamar a atenção dos ministros que estão analisando as contas da Dilma para que o TCU aja como órgão independente que é e reprove essas contas. A presidente violou a LRF, fez de conta que cumpriu as leis fiscais para sair impune do que a Constituição Federal, em seu artigo 85, inciso VI, configura como crime”, afirmou Ricardo Almeida Mota Ribeiro, coordenador do MBL na Bahia, em nota enviada à imprensa.
Ainda de acordo com o movimento, após o parecer do Tribunal, previsto para agosto, as contas da presidente ainda passarão pela aprovação do Congresso Nacional. Até lá, novas manifestações estão previstas, entre elas a do próximo dia 16 de agosto, quando diversos movimentos prometem atos em várias cidades do país.
Quero que a presidente Dilma explique o que fez com o dinheiro do Tesouro Nacional, dinheiro esse oriundo dos impostos arrecadados, isto porque o “rombo” foi na Petrobras.
Como ela justifica a falta de dinheiro? Como ela justifica o sumiço do dinheiro do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BNDES?
Qual a orígem do dinheiro para a eleição dela? Qual é o valor das diárias para viagens pelo Brasil e para o exterior?