Nesta terça-feira (23), véspera de uma das festas mais esperadas para os nordestinos, o São João, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) usou as redes sociais para fazer um alerta aos baianos. O pestista pediu que a população “não faça fogueira, nem solte folgos”, e sugeriu que, em meio ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), nesse ano, a data seja comemorada em casa e sem convidados.

“Sei que muita gente está sentindo falta do nosso São João. Eu também estou. É inegável a importância cultural e afetiva que essa festa tem para os baianos e eu compartilho do sentimento de tristeza por não estar hoje indo pra festa no interior. Esta foto, de 2016, é para lembrar que tem algo muito mais importante que a festa: a saúde e o bem estar da nossa família! Por isso, forró esse ano, só dentro de casa e sem convidados. Não faça fogueira, nem solte fogos. Em 2020 vamos dar um exemplo de união e solidariedade para vencer esta guerra e em breve poder celebrar o nosso São João com tudo que a gente merece!”, escreveu o governador em uma foto com a esposa e as duas filhas menores.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

MP-BA

No domingo (21), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que seja proibido o acendimento de fogueiras, bem como a tradicional queima de fogos de artifício, em locais públicos ou privados, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Na ocasião, as localidades mencionadas na determinação foram: Santo Antônio de Jesus, Varzedo, Dom Macedo Costa e Mutuípe.

A medida surgiu em razão da proximidade da data oficial do São João, celebrado em 24 de junho. Nesse período, é comum que as práticas citadas elevem os riscos de doenças e problemas respiratórios, por conta da fumaça, além de contribuirem com o aumento de registros dos casos de queimadura e acidentes, podendo impactar na procura das unidades de saúde e, dessa forma, acabar agravando a superlotação da rede hospitalar.

Em Camaçari, desde a quarta-feira (17), a prefeitura já havia decretado a proibição da comercialização de fogos de artifícios, tanto na sede quanto na costa do município, durante o período junino.

0 0 votos
Article Rating