Nesta quinta-feira (1º), a prefeitura de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, divulgou um novo decreto municipal autorizando o retorno do comércio de ambulantes na região, a partir da presente data. Com isso, a cidade entrou na 5ª fase do protocolo de reabertura das atividades econômicas.
Segundo a gestão municipal, todos os ambulantes foram recadastrados e terão que seguir um protocolo específico. Eles estarão de volta às praias, Passarela do Descobrimento, Cidade Histórica e outros pontos turísticos onde já atuavam.
O documento publicado nesta quinta-feira também permite a retomada dos passeios aquáticos, acesso ao parque aquático e eventos com até 100 pessoas.
Ademais, os estabelecimentos que já possuem o selo “Porto Mais Seguro”, podem aumentar a capacidade de atendimento para 70%. O selo é concedido pela prefeitura para locais que se adequarem aos protocolos de segurança que visam evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Além disso, mesas deverão manter distância de 2 metros umas das outras.
No entanto, a prefeitura disse ainda que seguem suspensas as casas noturnas, parques, cinema, shows, escolas, faculdades, centros de lazer e competições esportivas.
Já as práticas esportivas individuais e banhos nas praias da cidade, além das barracas e restaurantes à beira mar, tiveram autorização para voltar a funcionar desde o início do mês de agosto.