O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) foi o vencedor do Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, neste domingo (24). O piloto garantiu o lugar mais alto do pódio, seguido do companheiro de equipe, Mark Webber, que ficou com o segundo lugar na prova, e de Lewis Hamilton (Mercedes), dono da terceira colocação.

Embora dois pilotos representantes da equipe da Red Bull tivessem subido no pódio, o clima de descontração deu espaço a um constrangimento. Vettel e Webber travaram um duelo muito forte durante a disputa e, durante a premiação, mal trocaram olhares e cumprimentos. A situação foi provocada por uma conduta de Vettel na prova.

Quando faltavam pouco mais de dez voltas para o final da prova, o alemão ocupava a segunda posição. O tricampeão mundial ignorou as ordens que recebeu da sua equipe, que pediam que o piloto não tentasse ultrapassar o australiano, para poupar seus pneus, e travou uma acirrada disputa com Webber. Ao final da prova, Vettel conseguiu a primeira colocação, causando um mau estar com a equipe e com Webber.

Massa ficou em 5º

Único brasileiro presente na disputa, Felipe Massa ficou na quinta posição. O piloto, que defende a Ferrari, largou em segundo, mas acabou perdendo posições ainda no início da prova. Ainda na largada, Massa caiu para sexto, e só conseguiu recuperar uma posição.

Felipe Massa chegou a figurar em oitavo na sua quarta parada nos boxes, mas conseguiu recuperar a quinta posição após deixar o francês Romain Grosjean, o finlandês Kimi Raikkonen e o mexicano Sérgio Pérez.

GP de número 200 de sua carreira, arriscou na largada, chegou a ultrapassar o brasileiro, mas bateu o bico de seu carro com o de Vettel e insistiu em ficar na pista apesar do problema. O erro de estratégia custou caro, e ele teve que abandonar na segunda volta.

Abandono e gafe marcaram a prova

A prova também foi marcada pelo abandono de Fernando Alonso ainda na segunda volta, e por uma gafe de Hamilton. O espanhol, que comemorava o GP de número 200 da carreira, tentou uma ultrapassagem logo na largada e bateu o bico do seu carro com o campeão da prova, Vettel. Alonso ainda tentou permanecer na pista, mas foi forçado a abandonar a prova.

Outro fato “curioso” que causou espanto a todos que acompanhavam o GP da Malásia foi protagonizado pelo inglês Lewis Hamilton. O piloto se confundiu durante a primeira rodada dos pit stops e, ao invés de parar nos boxes da sua equipe, a Mercedes, se dirigiu à McLaren, sua ex-equipe. Ao perceber a confusão feita pelo inglês, os mecânicos que esperavam pela chegada de Jenson Button ou Sergio Pérez, abriram espaço para que Hamilton seguisse para os boxes corretos.

Confira o resultado do GP da Malásia

GP da Malásia – resultado final

1º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 56 voltas

2º Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 4s2

3º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 12s1

4º Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 12s6

5º Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 25s6

6º Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 35s5

7º Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 48s4

8º Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)- a 53s0

9º Sergio Pérez (MEX/McLaren) – a 1min12s3

10º Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) – a 1min27s1

11º Valtteri Bottas (FIN/Williams)- a 1min28s6

12º Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)- a 1 volta

13º Jules Bianchi (FRA/Marussia)- a 1 volta

14º Charles Pic (FRA/Caterham) -a 1 volta

15º Giedo van der Garde (HOL/Caterham)- a 1 volta

16º Max Chilton (ING/Marussia) – a 2 voltas

Os pilotos Jenson Button (ING/McLaren), Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), Pastor Maldonado (VEN/Williams), Adrian Sutil (ALE/Force India), Paul di Resta (ESC/Force India) e Fernando Alonso (ESP/Ferrari) abandonaram a prova. Fonte: Correio