Para corrigir a alteração temporária das características da água distribuída em alguns pontos da rede distribuidora do sistema integrado de abastecimento de Salvador e Região Metropolitana, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou nesta quarta-feira (15) que, entre as medidas adotadas, está a redução de oferta em algumas localidades.
A medida foi tomada devido às fortes chuvas que caíram nos mananciais do sistema de abastecimento e que mudaram a composição da água captada pela empresa. Essa redução é contingencial e vai durar até que a água dos mananciais se estabilize e volte à sua normalidade.
Na Região Metropolitana de Salvador, os moradores de Simões Filho, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus e na localidade de Busca Vida, em Camaçari, terão o abastecimento de água reduzido.
Já na capital, os bairro afetados são: Águas Claras, Arraial do Retiro, Bairro da Paz, Arenoso, Barbalho, Nazaré, Saúde, Ribeira, Boa Viagem, Bonfim, Uruguai, São Caetano, Boca da Mata, Cabula, Cabula VI, Saboeiro, Caixa D’Água, Cajazeiras 2 a 11, Calabetão, Calçada, Caminho de Areia, Campinas de Pirajá, Pirajá, Canabrava, áreas altas de São Tomé de Paripe, Plataforma, Praia Grande, Porto Seco, Castelo Branco, Cidade Nova, Coutos, Curuzu, Dom Avelar, Doron, Engomadeira, Fazenda Grande do Retiro, Fazenda Grande 1 a 4, IAPI, Itacaranha, Itapuã, Nova Brasília, Piatã, Patamares, Stella Maris, Pau da Lima, Pernambués, Itinga, Jardim Cajazeiras, Jardim das Margaridas, Jardim Santo Inácio, Jardim Nova Esperança, Lapinha, Liberdade, Lobato, Macaúbas, Mata Escura, Mussurunga, Pero Vaz, Rio Sena, Sete de Abril, Sussuarana Nova e Velha, Tancredo Neves, Trobogy, Vale dos Lagos, Valéria, Vila Canária, ilhas de Bom Jesus dos Passos, dos Frades e de Maré.
A Embasa recomenda que os moradores das áreas afetadas façam uso racional da água fornecida até que as condições de abastecimento voltem à normalidade.