O ídolo e ex-goleiro do Bahia, Emerson Ferretti, foi eleito presidente do clube, em pleito realizado neste sábado (2), na Arena Fonte Nova e por meio virtual, com 1089 votos.
Emerson foi eleito para o mandato nos três próximos anos: 2024-2026, substituindo o atual presidente Guilherme Bellintani, que esteve no comando do clube nos últimos 6 anos.
Veja os votos para a presidência do Bahia:
Emerson Ferretti (União Tricolor): 1089 votos
Marcelo Sant’Ana (Revolução Tricolor): 774 votos
Marcus Verhine (Bahia Mais Independente): 673 votos
Leonardo Martinez (100% Bahêa): 485 votos
Jailson Baraúna (Um Novo Bahêa): 158
De acordo com o Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQIAP+, Emerson se torna o primeiro presidente assumidamente gay em um time que está nas primeiras divisões do futebol nacional.
Sócios do Bahia escolhem presidente neste sábado
Este sábado (2) é marcado como dia decisivo para os sócios torcedores do Bahia, com a votação para escolher o novo presidente do clube, que ficará no cargo pelos próximos três anos (2024 a 2026). Junto com ele, também será definido o nome do vice e dos 100 conselheiros que integrarão a equipe gestora.
A votação ocorre de maneira presencial, na Arena Fonte Nova, e de forma online, das 9h às 17h. Estão na disputa: Leonardo Martinez (10), Emerson Ferretti (12), Marcelo Sant’Ana (31), Jaílson Baraúna (79) e Marcus Verhine (88). No entanto, o novo presidente não terá o mesmo poder que já teve antes, por conta da instalação da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) no ano passado, sob controle do Grupo City.
O escolhido representará no Conselho de Administração, que se reúne a cada três meses, e terá certa influência nas tomadas de decisões feita para a gestão e desenvolvimento do Esquadrão. Nestas eleições, dentre os 7.857 sócios cadastrados, somente poderão votar aqueles que são maiores de 16 anos e tem mais de 1 ano como associado do clube.