Nesta quinta-feira (11), Orlando Teixeira do Carmo, um empresário de Ilhéus, no sul da Bahia, foi condenado a 18 anos e 9 meses de prisão pelo assassinato de um homem em situação de rua em 2023. Enquanto o rapaz dormia em um galpão abandonado de uma concessionária antiga, ele ateou fogo no corpo da vítima, identificada como Rodrigo.
Segundo informações, Orlando suspeitava que o homem havia roubado uma peça de caminhão que pertencia ao seu estabelecimento comercial. As câmeras de monitoramento registraram o momento em que o criminoso chegou ao local onde Rodrigo estava, munido com um galão de combustível, e surpreendeu-o ateando fogo em seu corpo. Também é possível ver a vítima correndo com o corpo em chamas.
Rodrigo foi primeiramente levado ao Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, e em seguida transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, mas não resistiu e faleceu no dia 2 de fevereiro de 2023.
De acordo com informações, depois de cumprir quatro meses de prisão domiciliar, Orlando Teixeira do Carmo teve sua prisão preventiva decretada em agosto de 2023. A acusação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) foi aceita pelo juiz da Vara do Júri e Execuções Penais de Ilhéus.
Durante o julgamento, o empresário negou as acusações no depoimento policial, alegando estar em sua residência no momento do crime. Contudo, as câmeras de monitoramento registraram a ação do acusado, o que foi crucial para a condenação. Conforme a sentença, o crime foi motivado por razões fúteis, com extrema crueldade e sem oferecer chances de defesa à vítima.