Com o fechamento da Ford de Camaçari, representantes de empresas chinesas já realizaram visitas na Bahia na intenção de ocuparem a lacuna deixada pela montadora norte-americana. A revelação foi feita pelo governador do estado, Rui Costa, nesta quinta-feira (18). Segundo ele, o governo tem buscado empresas asiáticas para substituir a Ford e, até então, foi pedido sigilo por parte delas.
“Não é do dia para a noite, mas nós já temos aqui empresas visitando, buscando conhecer e, de fato, tem um buraco que nós precisamos preencher urgentemente, porque impacta no emprego e na renda das pessoas”, disse, em entrevista ao canal TV GGN.
No entanto, o político entende que não é momento para tomadas de decisão. Ao seu ver, a crise do mercado automotivo atinge todo o mundo, devido às mudanças nos hábitos de transporte, mais voltados para a locação de veículos e uso de aplicativos.
“O setor automotivo no Brasil vai sofrer muito, porque, Infelizmente, o Brasil (está) com essa desvalorização cambial absurda. Cada vez mais nós temos componentes eletrônicos, sofisticados, e esses componentes não são fabricados no Brasil, são importados. Então você vai tendo cada vez menor conteúdo de produção nacional e um maior conteúdo comprado fora…e comprado a dólar a R$ 6”, Rui Costa afirmou, nesta manhã.
Segundo ele, a alta do dólar impede que produtos nacionais tenham condições de competir no mercado internacional, o que torna urgente que o país se insira na disputa tecnológica, produzindo ciência e conhecimento aplicado.