Por conta da Covid-19, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ganhou uma edição digital, no entanto, a prova será realizada de modo presencial, no domingo (31). A diferença em relação à modalidade convencional é que o estudante fará a maior parte da prova em um computador, no laboratório de uma escola ou faculdade.
A redação ainda será escrita a mão, por isso é preciso que o participante leve uma caneta esferográfica preta em material transparente. Já as questões objetivas serão marcadas na tela, sem a necessidade de preenchimento do cartão-resposta a mão. Vale lembrar que o computador utilizado para a realização do ENEM terá apenas acesso ao exame em questão.
Neste domingo (31), serão aplicadas as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias, ao longo de cinco horas e meia. No segundo dia de provas, marcado para 7 de fevereiro, os inscritos terão cinco horas para responder o exame e receberão uma folha de rascunhos por conta das questões de exatas.
As provas serão aplicadas para 93.217 inscritos, com abertura dos portões às 11h30 e fechamento às 13h, no horário de Brasília. Os locais de prova estão no cartão de inscrição, podendo ser acessados através da página do participantes.