O governo da Bahia publicou em seu Diário Oficial (DOE) as datas de retorno das aulas presenciais da rede pública estadual. Como consta no documento divulgado nesta terça-feira (20), os alunos do Ensino Médio retornam às salas de aula na próxima segunda (26) e os do Ensino Fundamental farão o mesmo no dia 9 de agosto.
As atividades letivas devem ocorrer com ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula, contando com o cumprimento dos protocolos sanitários contra a disseminação da Covid-19. A Secretaria de Educação (SEC) orienta que cada turma deve ser dividida em duas, de acordo com as letras iniciais dos nomes dos estudantes.
Deste modo, metade da quantidade de alunos de uma turma participa das atividades de maneira presencial, enquanto a outra metade desenvolve atividades de maneira não presencial, em sistema de alternância diária e com igual carga horária.
A alternância acontece entre os dias da semana e entre as semanas. Assim, na primeira semana, metade da turma irá na segunda, quarta e sexta e a outra metade, terça, quinta e sábado. Na semana seguinte, os dias serão invertidos e quem foi na segunda, quarta e sexta-feira irá na terça, quinta e sábado, e o contrário.
Vale lembrar que essa alternância é exclusiva para os estudantes, já que os professores continuarão ministrando suas aulas nas turmas e horários definidos em programação. Haverá modificações apenas em função da inclusão dos sábados letivos, previstos neste momento de retorno híbrido das atividades.