O bebê, de 2 meses, que morreu após passar por uma lavagem nasal na Unidade de Ponto Atendimento (UPA) de Salvador, foi enterrado nesta terça-feira (17) sob forte comoção na cidade de Pedrão, interior da Bahia.
A criança faleceu nas primeiras horas de segunda-feira (16), no Hospital Roberto Santos, após o atendimento da UPA do Marback, no Imbuí.
De acordo com a família, que acusa os médicos da UPA de negligência, o bebê estava gripado e foi levado a um posto médico em Irará, cidade onde passava o feriado do último dia 12. No local, os pais da criança ouviram que o filho precisaria ficar internado, mas foi garantido pelos médicos que o bebê poderia viajar em segurança para Salvador.
Na capital, os pais buscaram a UPA do Marback na noite deste último domingo (15), por volta das 19h. A equipe de plantão teria realizado uma lavagem nasal no pequeno, tentando retirar secreção de catarro. Nesse momento, segundo relatos dos familiares, o bebê engasgou e teve paradas cardíacas.
A criança foi transferia para a ala pediátrica do Hospital Roberto Santos, mas não resistiu e morreu na madrugada. Após acusações de negligência médica por parte da família, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que apura o caso.