Em entrevista ao programa Balanço Geral, da Record Bahia, o governador Jaques Wagner admitiu que o consórcio Arena Fonte Nova não entregará o estádio ao governo nesta quinta-feira, dia 28 fevereiro, como está previsto há dois meses. "Só vou colocar a minha assinatura quando tudo estiver pronto. Isso é para evitar problemas como aqueles que aconteceram no Castelão e no Mineirão. Minha equipe esteve lá e disse que ainda não tem condição de entregar", justificou.

O governador revelou também a nova data para que o consórcio finalize as obras e, de fato, faça a entrega do estádio: dia 8 de março. "Vamos fazer a vistoria dia 8 de março. São oito dias de atraso, mas isso é normal em grandes obras".

Até lá, ao contrário do que a assessoria da Arena Fonte Nova informou, obras civis ainda devem ser concluídas, como explicou Adalberto Galvão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav-BA). "Trabalhos de lixamento, acabamento, pintura, concretagem externa, fechamento do entorno e parte da garagem externa ainda estão pendentes". No entorno do estádio, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) também não deu prazo para conclusão de obras.

Entrega aconteceria nesta quinta, dia 28 de fevereiro

De acordo com Jaques Wagner, somente a partir da sua assinatura é que o governo do estado vai começar a fazer o repasse da verba para o consórcio Arena Fonte Nova. O valor da contraprestação por conta da construção do estádio é de R$ 99 milhões por ano – o valor antigo era de R$ 107 milhões, mas houve um reajuste por conta de um termo aditivo ao contrato de Parceria Público-Privada (PPP) entre as duas partes.

Castelão e Mineirão

O primeiro estádio para a Copa do Mundo a ficar pronto foi o Castelão, em Fortaleza. Na inauguração, uma rodada dupla pela Copa do Nordeste envolvendo Bahia e Ceará e Fortaleza e Sport. Chamou a atenção a quantidade de entulho – pedras e pedaço de madeira no entorno do estádio. Dentro, problemas de infra-estrutura nos banheiros, bares e espaço para a imprensa. Os torcedores também reclamaram de falta de informação. No inauguração do Mineirão, com o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, faltou água e não havia papel higiênico nos banheiros. Além disso, as sujeiras das obras e a falta de acabamento foram outros problemas destacados pelos torcedores.

O governador destacou que a Arena Fonte Nova será o primeiro estádio a começar do zero a ficar pronto. Isso porque o Castelão e o Mineirão, os dois estádio que estão em funcionamento até então, foram reformados. Ele disse também que a presidente Dilma Rousseff já está a par da finalização das obras e deve vir a Salvador para a inauguração.

O evento que marcará a estreia do estádio, no entanto, ainda não tem data. Um show com Ivete Sangalo, Saulo e Carlinhos Brown estava marcado para o dia 29 de março, mas foi cancelado com a justificativa do governo de que cairia na Sexta-Feira da Paixão, quando Salvador está vazia. O BaVI do dia 31 de março, antes programado para a Arena, pode acontecer em Pituaçu. Fonte: IBahia