Aberto a qualquer interessado maior de 18 anos, o Curso Livre de Teatro da UFBA, que este ano comemora seu jubileu de prata, é um campo de investigação de propostas contemporâneas de linguagem.

Criado em 1985, desenvolve anualmente, oficina de iniciação ao teatro e de aperfeiçoamento para o ator, realizando sempre, ao final do curso, um espetáculo de formatura.

O Curso Livre tem representado um primeiro contato com a ETUFBA, estimulando numerosos estudantes a ingressarem no seu curso superior, mediante vestibular bem sucedido.

Tem, também, revelado nomes importantes para o teatro, televisão e cinema brasileiros, como Vladimir Brichta Diogo Lopes Filho Marcelo Prado Val Perré Jussilene Santana Situa-se, assim, em uma interface entre os aspirantes a alguma experiência nas artes cênicas, a comunidade acadêmica e o mundo do teatro profissional.

Este ano, o curso completa 25 anos de existência, revelações e sucesso no teatro baiano.

Para comemorar essa trajetória, será encenado o espetáculo teatral Vestido de Noiva, obra de Nelson Rodrigues, no Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA, entre os dias 27 de abril a 09 de maio de 2010, de quarta-feira a domingo, sempre às 20 horas.

É com Vestido de Noiva que a Escola de Teatro da UFBA (ETUFBA) comemora o jubileu de prata do seu Curso Livre de Teatro.

O Espetáculo Vestido de noiva, texto fundamental na obra de Nelson Rodrigues (1912-1980), é um marco inaugural do moderno teatro brasileiro, pela complexidade de seu enredo e pela utilização do flashback, novidades absolutas na dramaturgia nacional.

A peça conta à história de Alaíde, moça que é atropelada por um automóvel e, enquanto é operada no hospital, relembra o conflito com a irmã (Lúcia), de quem tomou o namorado (Pedro), e imagina seu encontro com Madame Clessi, uma cafetina assassinada há muitos anos pelo namorado de dezessete anos.

As inovações formais de Vestido de Noiva contribuíram para dar popularidade a Nelson Rodrigues, cujo talento produziria 17 peças, sempre objeto de ruidosas polêmicas.

O autor e o curso Ao longo dos anos tem havido estreita relação do Curso Livre com as obras de Nelson Rodrigues, tendo sido montadas diversas obras do dramaturgo pernambucano radicado no Rio de Janeiro.

As encenações, sempre têm contado com a direção do professor Paulo Cunha, que já dirigira, na UFBA, Dorotéia (1986), com participação de Franklin Menezes, e Valsa nº 6 (1987 e 1988).

No Curso Livre, foram apresentadas: Álbum de Família (1996) Senhora dos Afogados (1997), Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Iluminação Beijo no Asfalto (2003), Prêmio Braskem nas categorias Melhor Espetáculo e Direção Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas Ordinária (2004) Boca de Ouro (2005)