Durante uma live na noite desta quinta-feira (23), o governador Rui Costa (PT) falou sobre as constantes “fake news” (notícias falsas) que estão circulando nas redes sociais e, principalmente, no aplicativo WhatsApp, referentes ao novo coronavírus (Covid-19).
“Eu só posso lamentar, com muita tristeza, que seres humanos que não tem amor ao próximo, que não tem compaixão com a vida humana, que fiquem espalhando ‘fake news‘ e mentiras falsas”, iniciou o governador.
Segundo Rui, o governo já tomou medidas judiciais sobre o assunto.
“Nós já acionamos o Ministério Público, já acionamos a polícia, a secretária de segurança pra apurar e investigar a origem dessas notícias falsas e eu determinei, inclusive, que seja aberto um inquérito policial, pra ser encaminhado depois ao Ministério Público pra que essas pessoas respondam ação penal, ação judicial sobre todos os crimes que elas estão cometendo”, afirmou.
O estadista também comentou sobre um vídeo que foi de grande repercussão nesta quinta-feira. Na gravação, uma pessoa assegura que as máscaras de proteção que estão sendo fornecidas pelo Estado e pelo Município, na verdade, já estão infectadas pela Covid-19. Rui destacou que tal atitude é “criminosa”.
“Eu vi um vídeo que me enviaram de um ser, de um cidadão que não deve ter compaixão e nem amor ao próximo. Hoje, uma senhora me enviou um vídeo dizendo ‘pelo amor de Deus governador não use essas máscaras’. E ele dizia na mensagem que todas as máscaras que as prefeituras, que os estados estão comprando, estão contaminadas, pedindo que as pessoas não usem máscara. Então, isso é um crime, antes de tudo, isso é uma atitude criminosa, ou distribunindo calúnias, notícias falsas sobre o prefeito, sobre os secretários, ou até sobre o governador”, conta.
“Eu quero dizer que nós estamos identificando todos eles, e vamos processar cada um deles porque essas pessoas sequer tem compaixão humana, elas provavelmente são milicianos digitais, são criminosos digitais, provavelmente fazem parte de um escritório do ódio, escritório do crime, pra difundir mentiras e calúnias”, acrescentou.
Por fim, o governador deixou um alerta à população:
“Eu quero alertar a população, porque é impressionante o volume disso, como tem gente do espiríto do mal, que eu acho que não tendo o que fazer resolve ficar divulgando notícias falsas”.