Uma escultura em formato de um grande berimbau, nas imediações do Dique do Tororó, em Salvador, homenageará o ativista Romualdo Rosário da Costa, o Mestre Moa do Katendê, assassinado em 2018. O monumento será inaugurado nesta terça-feira (26), às 16h, com a presença de familiares, artistas, representações do poder público, da capoeira e do movimento negro.

A ação faz parte da agenda do Novembro Negro da Bahia, articulada pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), do Turismo (Setur), de Cultura (Secult), de Comunicação Social (Secom) e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

A homenagem ao Mestre Môa segue com a Semana da Igualdade Racial Mestre Moa do Katendê, também na capital, com ampla programação de debates relativos às políticas para a população negra baiana. As discussões terão a participação de diversos especialistas, gestores públicos e integrantes de organizações da luta antirracista dos territórios baianos.

Novembro Negro

O Novembro Negro da Bahia é um calendário emblemático de mobilizações do movimento negro, homenageando heróis e heroínas como o líder quilombola Zumbi dos Palmares. Ao longo do mês acontecem caminhadas, seminários, rodas de diálogo, campanhas, além de projetos apoiados pelo edital da Década Internacional Afrodescendente, lançado pela Sepromi.

0 0 votos
Article Rating