A bucólica Praia do Forte continua linda. O metro quadrado rivaliza com as áreas mais nobres de Salvador, os turistas lotam suas ruas e vielas, mas nem tudo vai bem por lá. Exatamente na principal praia do pedaço, na pracinha perto da igreja, o esgoto corre meio disfarçado em direção ao mar e se mostra na sua grandeza com cinco minutinhos de chuva. Mesmo uma chuva fina.
Turistas que viram a poluição ficaram indignados e reclamaram com toda razão, afinal trata-se da Praia do Forte
O alerta já havia sido dado dois dias antes por um nativo, com aquele jeito desconfiado: "Nem se me pagarem eu entro nessa água aí. Isso é um foco de pano, uma verdadeira feira dos tecidos", recordando uma antiga loja de tecidos que fez história na Bahia.
Como nenhum indício parecia evidente, a sinceridade do nativo parecia um exagero. Mas seus olhos viam o que baianos e turistas, meros frequentadores do paraíso de Praia do Forte, não conseguiam enxergar. O esgoto vindo principalmente das barracas e ruas laterais se infiltra pela areia e, com qualquer chuvinha, aflora, deixando o mar escuro e com aquela espuma amarela. Isso sem contar os detritos vindos de fossas. Um vexame.
Turistas que testemunharam o triste espetáculo ficaram indignados e chocados. Muitos registraram com suas máquinas fotográficas e celulares, outros preferiram deixar a praia, a lamentar que um paraíso como aquele comportasse cena tão degradante. Fonte: Tribuna