Neste domingo (12), as autoridades da região da Catalunha (nordeste da Espanha) determinaram que cerca de 200.000 habitantes da zona ao redor da cidade de Lérida retornem ao confinamento obrigatório. A medida surge enquanto aumenta a preocupação em todo o planeta com os recentes focos do novo coronavírus (Covid-19).

Na presente data, durante uma entrevista coletiva, a secretária regional de Saúde, Alba Verges, anunciou: “A população deverá permanecer em suas residências”. Anteriormente, mais especificamente na semana passada, a zona afetada, ao redorde Lérida, já havia sido isolada do restante da Espanha.

Desde o dia 21 de junho, quando foi anunciado o fim do confinamento geral na Espanha, essa é a primeira vez que uma região volta a decretar o isolamento domiciliar.

A Espanha integra a lista dos países mais afetados do mundo pela Covid-19. Por lá, já são 28.400 vítimas. No entanto, neste domingo, as regiões da Galícia e do País Basco comparecem às urnas, após adotarem algumas medidas reforçadas de higiene.

Com o relaxamento do confinamento, a Europa, continente com mais óbitos pelo novo coronavírus (quase 202.000 em um total de 2,8 milhões de casos), observa novos focos de contágio.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos (EUA), atualmente o país mais afetado pela Covid-19, o presidente Donald Trump apareceu pela primeira vez usando uma máscara de proteção em público. O mandatário norte-americano se manteve relutante sobre o equipamento, mas usou a máscara durante a visita a um hospital na região de Washington para saudar veteranos militares.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa durante a semana, os assessores praticamente “imploraram” para que Trump cedesse e utilizasse a máscara em público, tendo em vista que os casos confirmados do novo coronavírus disparam em algumas regiões do país.

Na presente data os EUA voltaram a contabilizar um número recorde de contágios. Em apenas 24 horas, foram mais 66.000. No balanço total do país, são computados cerca de 3,2 milhões de casos e quase 135.000 óbitos.

Brasil

No Brasil, presentemente o segundo país mais afetado do mundo pela Covid-19, são quase 71.500 vítimas e mais de 1,8 milhão de infectados, incluindo o presidente Jair Bolsonaro.

0 0 votos
Article Rating